A Prefeitura Municipal de Teresina informou nesta quinta-feira (23) que o índice de isolamento social de Teresina registrou apenas um total de 49%. No feriado da última terça-feira, 21 de abril, esse percentual foi de 63%, o que representa uma queda de 14% em 24 horas.
As medidas de isolamento são necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus – Covid-19 – sendo que atualmente a Capital já registra 156 casos de pessoas infectadas, desse número sete pessoas morreram em decorrência da doença.
Os dados foram registrados ontem (22), pela startup pernambucana de georeferenciamento InLoco. Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema da empresa, em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade.
A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.
Os dados mostram que esse percentual costuma ter melhor desempenho no final de semana, sobretudo no domingo, e ainda nos feriados. Um dos melhores índices registrados foi no feriado da Sexta-feira Santa, com 66% da população em casa. No último domingo (19), esse percentual foi de 63%.
Os dados mostram ainda os índices de isolamento social por zonas da cidade. A centro-norte apresentou o melhor desempenho, com 49,3%; em seguida vem a zona sudeste, com 47,84%. Em terceiro lugar ficou a zona sul, com 47,68% e com a pior taxa, a zona leste da cidade, com 46,89%.
Teresina está bem abaixo do percentual mínimo de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 73%. Esse é o índice necessário para controlar a disseminação do coronavírus entre a população.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Firmino Filho diz que houve achatamento da curva de covid-19 em Teresina
Firmino Filho diz que quarentena criou falsa tranquilidade em Teresina
Firmino Filho diz que colapso na Saúde do MA e CE vai afetar Teresina
Ver todos os comentários | 0 |