O Rio Parnaíba atingiu cota de alerta em Teresina, chegando a 6 metros, depois que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) decidiu elevar a vazão do Reservatório de Boa Esperança no Piauí para 1.000 metros cúbicos por segundo, no início da semana.
A Chesf informou que a decisão se deu em razão do grande volume de chuva que tem atingido a região do reservatório, aumentando seu nível. Por conta disso, foi necessário aumentar a vazão do volume de água na barragem a fim de manter a segurança.
- Foto: Alef Leão/GP1Rio Parnaíba
Junto a isso, a incidência de chuvas ao longo da bacia do Rio Parnaíba também tem contribuído para a elevação das águas nas regiões ribeirinhas. Em Teresina, por exemplo, o rio já se aproxima da região do Troca – Troca, na Avenida Maranhão, centro da Capital. O Rio Poti também tem previsão de aumento do nível de 7,47m para 7,77 ainda nesta semana.
A Defesa Civil Municipal afirma que os volumes dos rios estão sendo monitorados diariamente. As equipes dos CRAS, compostas por assistentes sociais, psicólogos e servidores, seguem mobilizadas para atuar no atendimento emergencial às famílias.
De acordo com a Semcaspi, os servidores da sede e unidades de referência estão funcionando em escala de trabalho para manutenção dos serviços essenciais à população.
Ver todos os comentários | 0 |