A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), afirmou nesta quarta-feira (18) que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) é única unidade de saúde pública do Piauí que está responsável pelo diagnostico e envio de amostras dos casos suspeitos do coronavírus (Covid-19).
De acordo com a Sesapi, o Lacen possui a capacidade para realizar os testes, que são enviados para o Instituto Adolfo Lutz, no estado de São Paulo.
As amostras encaminhadas, são somente os casos que apresentem resultados negativos para painel respiratório, que corresponde a nfluenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus.
O Lacen informou que possui capacidade operacional para os testes que vem realizando, tanto para a rede pública, como privada. Ainda segue prevista a entrega de novos kits para a testagem do Covid-19 do Ministério da Saúde.
A Sesapi ainda ressaltou que vai ampliar o estoque de kits, além do limite garantido pelo Ministério e a compra de equipamentos para agilizar a realização dos exames.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Coronavírus: Wellington Dias pede que população siga orientações
Sobe para 43 número de casos suspeitos de coronavírus no Piauí
Ver todos os comentários | 0 |