O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) decidiu suspender por 15 dias os atendimentos nos ambulatórios e internações hospitalares eletivas, em decorrência da pandemia de coronavírus. O anúncio foi feito por meio de nota oficial, divulgada nesta quarta-feira (18).
De acordo com o informe, a decisão foi tomada após reunião realizada entre a direção do hospital e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, também levando em consideração orientações do Ministério da Saúde, a fim de prezar pela saúde pública no país.
- Foto: Lucas Dias/GP1Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
De acordo com a nota, ficarão suspensos a partir desta quinta-feira (19) os atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), com exceção daqueles para pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia. Também foram interrompidas as cirurgias eletivas, com exceção de cirurgias cardíacas e oncológicas.
O reagendamento de consultas, exames e procedimentos poderá ser feito posteriormente, quando a atual situação for superada. Casos excepcionais, sobre atendimento ambulatorial e internações, serão avaliados pela direção do Hospital.
Leia a nota na íntegra:
Informe – HU-UFPI suspensão de atividades nos ambulatórios e internações hospitalares eletivas
Considerando o contexto atual em nosso país relacionado à pandemia do “COVID-19”, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e demais normas legais sobre o tema;
Considerando orientações estabelecidas em reunião realizada entre Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Governança do HUUFPI no dia 18/03/2020;
Considerando a necessidade de prezar pela saúde pública em nosso país;
A Governança do HU-UFPI determina:
a) a suspensão, por 15 dias, a partir de 19/03/2020, dos atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), com exceção daqueles para pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais (LME), nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia;
b) a suspensão de cirurgias eletivas a partir de 19/03/2020, com exceção de cirurgias cardíacas e oncológicas;
c) que o reagendamento de consultas, exames e procedimentos poderá ser feito posteriormente, quando superada a atual situação;
d) que casos excepcionais, sobre atendimento ambulatorial e internações, devem ser avaliados pela Governança deste Hospital.
Contamos com a colaboração de todos no sentido de compreender que estas são medidas excepcionais e temporárias, visando ao bem comum e prezando pela saúde da população brasileira.
Teresina, 18 de março de 2020 Governança HU-UFPI/Ebserh
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Coronavírus afeta estoque de bolsas de sangue do Hemopi
Casos de coronavírus passam de 200 mil e OMS fala em ameaça sem precedentes
Ver todos os comentários | 0 |