Foi inaugurada no início da noite desta segunda-feira (07) a nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí, localizada na Avenida Padre Humberto Pietro Grande, zona sudeste de Teresina. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e contou com a presença de autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, do governador Wellington Dias, e do presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.
O desembargador Erivan Lopes, ex-presidente do tribunal, também se fez presente e foi citado pelo atual presidente. “É uma data histórica, será a quarta sede definitiva do Tribunal de Justiça e por questão de justiça, trouxe aqui o desembargador Erivan Lopes, porque foi ideia dele, ele quem idealizou, porque a atual sede estava afogada, por conta de estacionamento e ele teve a feliz ideia de transferir para cá, com muita dificuldade, a obra foi iniciada em 2018 e hoje temos aqui um projeto genuinamente piauiense”, declarou o presidente da corte, Sebastião Ribeiro Martins.
O presidente do TJ-PI informou quanto foi investido no projeto. “Foram investidos nessa obra R$ 55 milhões aproximadamente, fora todos os móveis, equipamentos de informática, o que soma aproximadamente mais R$ 10 milhões”, detalhou.
Erivan Lopes retribuiu o agradecimento ao atual presidente, por ter seguido com o projeto de maneira célere. “Temos que agradecer não só a quem teve a inciativa do projeto, a quem contribuiu de alguma forma, mas temos que agradecer ao desembargador Sebastião, porque não foi egoísta, é comum quem sucede outro interromper os projetos e querer fazer outro para oferecer a própria feição a uma administração, o desembargador abdicou disso, como de fato deve fazer um homem republicano, concluiu a obra e aqui estamos”, destacou.
O ministro Nunes Marques foi homenageado com uma placa na sede do tribunal. Em seu discurso, ele ressaltou que a nova sede beneficiará sobretudo a população piauiense, que terá suas demandas resolvidas de maneira mais ágil e justa. “As novas instalações do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí trazem a certeza de que o amanhã é agora, a casa da Justiça Piauiense está renovada e com ela a esperança do povo do Piauí de ter as suas contendas analisadas de forma célere e justa”, declarou.
O governador Wellington Dias parabenizou quem esteve a frente do projeto e frisou que agora o Poder Judiciário do Piauí poderá trabalhar com uma melhor estrutura. “Aqui eu destaco a nova sede do Tribunal de Justiça, mas também quero coroar a inauguração em outras cidades, acompanhei a inauguração em Picos, a inauguração em Bom Jesus e em outras regiões do Piauí. O Judiciário do Piauí trabalhou naquele prédio que tinha problemas com o estacionamento, tinha problemas com o acesso e agora pode trabalhar com uma boa estrutura, um dos melhores tribunais de Justiça do Brasil”, enfatizou.
A nova sede ficará completamente pronta ainda em 2021, e depois de concluída contará com plenário com 230 lugares, 22 gabinetes, salas de reuniões, e um auditório para mais de mim pessoas. Também funcionará no local a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí e a Escola Judiciária do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |