A candidata Margareth do Zito, que disputou a Prefeitura de Água Branca nestas eleições, ingressou com pedido de impugnação da Seção Eleitoral Nº 108 junto à 52ª Zona Eleitoral. Na ação, ajuizada nesta terça-feira (17), foi pedida a realização de auditoria, recontagem e anulação dos votos computados na referida seção, sob alegação de irregularidades como a não apresentação do boletim de urna após o fim da apuração.
Margareth do Zito, representada pelo advogado Manoel Carvalho de Oliveira, argumenta no pedido que após o encerramento da votação foi expedida certidão na 52ª Zona Eleitoral informando a inexistência de documentos essenciais da Seção Eleitoral Nº 108.
- Foto: Reprodução/InstagramMargareth do Zito
“Dentre os documentos faltantes está o boletim de urna, cuja apresentação é indispensável para a validade dos votos daquela seção eleitoral”, consta na ação ajuizada.
O representante jurídico da candidata sustenta ainda que o boletim de urna não é mera formalidade, mas garante a efetiva fiscalização e aferição da regularidade do pleito. “A ausência da documentação obrigatória coloca em discussão a própria lisura do sistema de contagem de votos, pelo qual se conclui ser necessária a realização de perícia técnica para aferir a regularidade da urna da Seção Eleitoral nº 108, verificando-se o resumo digital (hash), a assinatura digital, a recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto, e a comparação da recontagem do RDV com o resultado divulgado pela Justiça Eleitoral no último domingo”.
Diante disso, foi pedida a realização de auditoria na urna da Seção Eleitoral Nº 108, através da realização de Perícia que verifique a existência de irregularidades no resumo digital (hash), na assinatura digital e no código-fonte, bem como a recontagem dos votos e por fim a impugnação da urna, anulando-se os votos da referida seção, e como consequência a recontagem dos votos computados na cidade.
Eleições em Água Branca
Júnior Ribeiro (PSD) foi eleito prefeito de Água Branca após conseguir 6.104 votos, 49,71%, do total computado no município. Ele disputou o cargo contra Margareth do Zito, que recebeu 49,65% dos votos; e JL Parabólica, com 0,64%.
NOTÍCIA RELACIONADA
Júnior Ribeiro é eleito prefeito de Água Branca com 49,71% dos votos
Ver todos os comentários | 0 |