O GP1 fez um levantamento e apurou que o município de Jurema, distante 590 quilômetros da capital Teresina, é o que terá o menor número de candidatos a vereador nas eleições de 2020. As informações estão disponíveis na plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme o apurado, apenas doze candidatos disputam as nove vagas da Câmara Municipal de Jurema. Desses candidatos, apenas três concorrem à reeleição: são eles Milla Baterex (Progressistas), Ipu (PT) e Paulinho (MDB). Outros dois candidatos são suplentes e a maioria está disputando sua primeira eleição.
Vereadores
O número de vereadores de cada município é decidido conforme o número de habitantes. Para cidades com até 15 mil habitantes, é permitido apenas nove representantes para o legislativo municipal, segundo estabelecido na Lei Eleitoral.
Candidato único a prefeito
Além do pequeno número de candidatos a vereador, o município também conta com um fato inusitado nestas eleições. Jurema terá apenas um candidato a prefeito em 2020.
O prefeito Elder Rocha, do Partido dos Trabalhadores, tem direito à reeleição, mas resolveu apoiar sua adversária Kaylanne Oliveira (MDB). A advogada Kaylanne foi candidata a prefeita do município em 2012 e 2016, tendo inclusive perdido a última eleição para o atual prefeito.
NOTÍCIA RELACIONADA
Quatro municípios do Piauí terão apenas um candidato a prefeito
Ver todos os comentários | 0 |