Policiais federais e servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram mandados de busca e apreensão da “Operação Satélites” na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), localizada no Centro Administrativo de Teresina. A ação é um desdobramento da “Operação Topique” que apura um esquema formado por agentes públicos e empresários para o desvio de dinheiro em licitações relacionadas ao transporte escolar.
Sete agentes foram até local apreendendo documentos. O delegado da Polícia Federal Leonardo Portela foi até a secretaria e o diretor da Unidade Administrativa Financeira da Seinfra, Célio Augusto Machado, foi quem ajudou os policiais e repassou as informações sobre a localização dos documentos.
Grande parte dos funcionários ficaram do lado de fora da secretaria esperando que os policiais federais terminassem as apreensões dos documentos. O GP1 apurou que entre os alvos estão os contratos envolvendo a LC Veículos, do empresário Luís Carlos Magno Silva, que também foi preso na Operação Topique.
Operação Satélites
Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivo a investigação dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar. Estima-se que pelo menos R$ 50 milhões foram desviados.
São 19 mandados de busca e apreensão em Teresina e Luís Correia. Na capital foram cumpridos mandados no Palácio de Karnak, na Secretaria da Infraestrutura, na Secretaria de Educação e na LC Veículos.
Topique
A operação prendeu em agosto de 2018 dois funcionários da Seduc e 23 empresários que são acusados de fraudarem licitações e de desviarem recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado e Prefeituras Municipais no Piauí e no Maranhão, custeados pelos recursos do Programa de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A operação foi realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) no Piauí.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Polícia Federal cumpre mandados no Palácio de Karnak
Operação Topique: TRF-1 manda soltar empresário Luiz Carlos Magno
Operação Topique: Locar Transportes movimentou R$ 346 milhões
Confira nomes de empresários e servidores presos na Operação Topique
Ver todos os comentários | 0 |