A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), confirmou que estão sendo investigados sete casos suspeitos de sarampo no estado, sendo que desse número quatro casos são em Teresina. No dia 6 de agosto, foi confirmado um caso de sarampo em uma criança de seis anos no município de Campo Grande do Piauí.
A criança foi infectada quando esteve em São Paulo com sua família e apresentou os sintomas da doença, como febre, tosse e corisa. Com isso a criança foi levada para a Unidade Mista de Campo Grande e em seguida encaminhada para o Hospital Regional de Picos.
Anteriormente, cinco casos eram suspeitos no estado, sendo que somente esse foi confirmado. Além da Sesapi, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) também realiza o monitoramento da doença nos casos suspeitos.
- Foto: Cristine Rochol/PMPAVacina contra Sarampo
No país, os casos de sarampo já foram notificados nos estados de São Paulo, Santa Catarina e na região Norte, como Amazonas, Pará e Roraima. A doença é causada por um vírus altamente contagioso e transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.
A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sesapi confirma caso de sarampo em criança de 1 ano no Piauí
Cinco casos suspeitos de sarampo são monitorados no estado Piauí
Ver todos os comentários | 0 |