A Segurança do Piauí vai receber 3,84% da distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública destinados para os estados do Brasil. A decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), este valor corresponde nesta primeira etapa a mais de R$ 9 milhões que serão repassados neste segundo semestre. O fundo do Ministério da Justiça e Segurança Pública possui critérios objetivos para distribuição desses recursos.
As variáveis utilizadas contemplam os aspectos geográficos, populacionais e socioeconômicos dos estados, além de temáticas como violência, criminalidade e fronteiras. O fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG), a proteção das fronteiras e a criação de unidades especializadas das Polícias Civis específicas para o combate à corrupção também foram indicadores incluídos na portaria por serem considerados estratégicos e de ganhos substanciais na produção de provas e no enfrentamento às organizações criminosas.
Pela primeira vez na divisão dos recursos, o Piauí ficou na 15º posição entre os estados da federação, na frente de estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão e o Distrito Federal.
Ver todos os comentários | 0 |