A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir desta segunda-feira (03). A medicação foi liberada após determinação do Ministério da Saúde. A priori, a campanha de vacinação era destinada apenas para um público restrito e foi finalizada na última sexta-feira (31).
A responsabilidade pela aplicação é das secretarias municipais de saúde nos Estados. Na capital piauiense, cerca de 180 mil pessoas receberam as vacinas e a meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) era chegar até 223 mil para o público prioritário, que vai de crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores em saúde, policiais, pessoas com doenças crônicas e demais grupos.
Porém, de acordo com os dados divulgados pela FMS, apenas 180.596 pessoas foram vacinadas, ou seja, 75,01%. Dentre os grupos prioritários, os que mais marcaram presença nos postos de saúde foram os idosos (95,68%), os trabalhadores da saúde (78,25%), crianças (68, 40%) e as puérperas (67,43%).
Os interessados poderão se dirigir até uma das 104 salas de aplicação. Vale ressaltar que a vacina protege contra três cepas do vírus: os da influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
Ver todos os comentários | 0 |