Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho discute situação dos imigrantes venezuelanos no DF

O encontro aconteceu na Secretaria Especial de Assistência Social do Ministério da Cidadania, nesta sexta-feira (31).

O prefeito Firmino Filho se reuniu, nesta sexta-feira (31), em Brasília, com a assessora especial para Assuntos de Migração, Niusarete Margarida de Lima, para discutir sobre a migração de venezuelanos para Teresina. O encontro aconteceu na Secretaria Especial de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

Firmino destacou que durante a reunião ele ouviu sobre as questões nacional e os desafios. “Agendamos uma reunião para a próxima quinta-feira, 06, com representantes dos governos federal, estadual, município e exército para tratar da migração destes imigrantes para nossa cidade”, afirmou o prefeito.


  • Foto: DivulgaçãoReunião em BrasíliaReunião em Brasília

Enquanto não há uma definição, a Prefeitura de Teresina vai continuar dando assistência ao grupo venezuelano, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Os imigrantes estão abrigados no Centro Social do Poti Velho, na zona norte, e já foram cadastrados por Agentes de Proteção Social (APS), que buscam informações importantes para que eles sejam incluídos em programas de assistência social do Governo Federal, conforme previsto na Política Nacional de Assistência Social.

Venezuelanos

O primeiro grupo, com 52 venezuelanos chegou a Teresina, no dia 12 de maio deste ano, sendo a maior parte indígena e que morava no interior no país. Logo após a chegada dos refugiados, o Ministério Público do Estado abriu um procedimento administrativo para tratar sobre o acolhimento humanitário e assistência emergencial à população de venezuelanos.

Mais 28 venezuelanos chegaram no último dia 28, sendo 15 crianças, 10 adultos e três idosos. Inicialmente, eles ocuparam a Praça Saraiva, no centro da Capital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais 28 venezuelanos chegam a Teresina e ocupam Praça Saraiva

Promotora vai acompanhar assistência aos venezuelanos em Teresina

Cerca de 50 imigrantes venezuelanos se refugiam em abrigo no Poti Velho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.