Na manhã desta sexta-feira (24), o Partido Comunista do Brasil promoveu um Ciclo de Debates sobre Teresina com o Tema: Guarda Civil Municipal, no Real Palace Hotel, no centro da capital. Participaram da abertura do evento o vereador Enzo Samuel (PCdoB), o secretário da SEMCASPI Samuel Silveira e o secretário de governo Osmar Júnior (PCdoB), alem, de Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo.
Conforme narrou Enzo Samuel, o ciclo de debates vai transcorrer durante todo o ano. Para o vereador, é importante expor aos cidadãos teresinenses o trabalho que vem sendo desempenhado pela Guarda.
“Nós vamos realizar durante este ano e tivemos como ideia do primeiro tema o papel da Guarda Municipal na sociedade de Teresina. A ideia é estar contribuindo para nossa cidade, estar explanando e debatendo um pouco mais sobre qual é o papel do guarda municipal, qual é o seu dever, é uma classe que vem mostrando bastante trabalho e está à frente da coordenadoria do nosso querido vereador Samuel Silveira”, informou.
Também presente no evento, o presidente do diretório estadual do PCdoB e secretário de governo, Osmar Júnior explicitou a importância do debate sobre a presença do município na promoção da segurança pública e reiterou a necessidade de ter uma maior equiparação entra a segurança e as demais pastas do município em quesito de preocupação.
“Ela deve ser equiparada a aquela preocupação que temos com Saúde, Educação, Transportes, Moradia ou é apenas um apêndice da ação municipal? Esse é um debate que precisamos fazer também com a competência dela. Ela é polícia, é um instrumento público para garantir a proteção do patrimônio público, para garantir que as praças sejam praças abertas para o povo, para garantir que a população possa ter acesso aos hospitais sem correr risco, portanto esse é o debate que o PCdoB propõe”, informou.
Nádia Campeão, falou da experiência da Guarda Municipal no estado de São Paulo. “A minha experiência como vice-prefeito em São Paulo, foi a melhor possível com o exercício da Guarda Civil Metropolitano de lá. Tem um efetivo de cerca de 6 mil guardas que cumprem um papel importante de complementar o trabalho das outras polícias. Na nossa gestão a Guarda se voltou mais para o trabalho preventivo. E principalmente proteção de escolas, unidades básicas de saúde e serviço de proteção a área de assistência. Outro programa também importante era o de mediação de serviços”, contou Nádia Campeão.
Ver todos os comentários | 0 |