Membros da comissão da Busca ativa escolar, fora da escola não pode, se reuniram na tarde desta quinta-feira (09), na Secretaria de Educação, para discutir as ações do programa em Picos. A plataforma promete combater a evasão escolar nas escolas municipais.
O programa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e visa garantir que cada criança ou adolescente frequentem as aulas e continuem aprendendo. “Hoje os índices de crianças e adolescentes fora da sala de aula são alarmantes, principalmente alunos do 6° ao 9° ano. Então como forma de combater essa evasão o Selo Unicef criou mais esse eixo como forma de sanar o problema. A comissão, criada pela secretaria, vai atrás do aluno, que por algum motivo se ausentou da sala de aula por mais de 15 dias, para saber quais os motivos da ausência. Daí o nome de busca ativa”, frisou Ivane Araújo, gestora politica da Busca Ativa Escolar.
- Foto: Divulgação/AscomIvane Araújo, gestora politica da Busca Ativa Escolar
A comissão de Picos é composta por representantes de várias instituições: Secretaria de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Assistência Social e Agentes Comunitários de Saúde, dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno em sala de aula.
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que serve de auxílio aos municípios para combater a evasão escolar. A ideia é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Todo esse processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores, tablets ou celulares.
Ver todos os comentários | 0 |