A cota de inundação do Rio Poti na cidade de Teresina está em 10 metros e por isso famílias de comunidades ribeirinhas estão sendo orientadas a deixar suas residências. Nesse sábado (06), famílias que moram em 12 áreas atingidas pelas chuvas foram retiradas de suas residências pela Prefeitura de Teresina.
Dentre os locais monitorados, o do bairro Novo Milênio, na zona sudeste de Teresina, é o de maior gravidade. Equipes com caminhões estão fazendo a remoção das pessoas que moram nas áreas atingidas, que estão sendo conduzidas para casa de parentes ou abrigos.
“A chuva na capital já passa dos 300 milímetros neste mês de abril. Então, é preciso que as comunidades ribeirinhas permaneçam em estado de alerta. A previsão é que o Poti aumente um pouco o nível, mas logo deve estabilizar, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Mesmo assim, é preciso manter as ações de monitoramento, porque há previsão de mais chuva e os nossos rios recebem muita água”, disse o prefeito Firmino Filho em visita as áreas com risco de alagamento.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Teresina informou ao GP1 que está sendo realizado um monitoramento das principais vias que margeiam os rios, para evitar que veículos fiquem ilhados ou que ocorram acidente devido a Aquaplanagem.
Áreas atingidas pelas chuvas:
- Zona Sudeste: Vila Verde, Nossa Senhora da Guia, Pantanal e Novo Milênio;
- Zona Sul: Vila Nova Parnaíba, Prainha, Areias e Parque Vitória;
- Zona Leste: Vila Mandacaru;
- Zona Norte: Água Mineral, Risoleta Neves, Vila Ferroviária.
Vila Verde
O GP1 pecorreu várias regiões da cidade de Teresina onde centenas de famílias estão sendo atingidas pelas águas do Rio Poti, devido ao grande volume de chuva que tem caído nos últimos dias. Na zona sudeste, mais precisamente na rua sete, do loteamento Vila Verde, Parque Jurema, várias famílias foram retiradas devido aos alagamentos.
- Foto: Lucas Dias/GP1Loteamento Vila Verde
Bairro Água Mineral
É desesperadora a situação das famílias do bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina. O avanço das águas do Rio Poti, já atingiu algumas casas na Rua Aminthas Floriano na manhã deste sábado (06). Pelo menos duas famílias já estão desabrigadas, caso o nível do rio continue subindo, outras residências serão atingidas.
- Foto: Lucas Dias/GP1Água invadiu casas no bairro Água Mineral
Rio invade restaurante Pesqueirinho
O Rio Poti invadiu neste sábado (06) o tradicional restaurante “O Pesqueirinho” localizado no bairro Poti Velho, zona norte de Teresina. O GP1 esteve no local, e verificou que as águas do Rio Poti estão invadindo com bastante força, a previsão é que o nível aumente ainda mais. Vários quiosques do Encontro dos Rios foram atingidos, e os moradores ribeirinhos já estão deixando suas casas, como forma de se prevenção, para evitar que percam seus pertences.
- Foto: Lucas Dias/GP1Pesqueirinho foi invadido
Vila Kubanakan
A Vila Kubanacan, localizada na zona sudeste de Teresina, também foi afetada pela cheia do rio. O morador Renato Marcelo contou que teve que nadar para chegar até a residência para tentar salvar o pouco que restou.
Renato também criticou a falta de ação do prefeito Firmino Filho que, de acordo com ele, não prestou auxílio às famílias que estão em estado de vulnerabilidade. “Do tempo que nós estamos aqui nunca apareceu prefeitura, nem nada. Minha casa foi tomada pela água, geladeira foi embora [...]. Estou todo molhado, quando cheguei lá a geladeira e fogão não prestavam mais, só tem o teto mesmo, que já está indo embora. Eu tive que ir nadando, estou todo molhado”, desabafou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Renato Marcelo
Estrada de acesso ao Povoado Boquinha está inundada
A estrada que dá acesso ao Povoado Boquinha, na zona rural de Teresina, está inundada devido ao aumento do nível de água do Rio Poti. As águas do Rio Poti avançaram sobre o Riacho do Paulo. Com o grande acumulo de água no riacho, o mesmo transbordou invadindo a estrada municipal. Cerca de 200 famílias residentes do Povoado Boquinha estão ilhadas.
- Foto: Lucas Dias/GP1Povoado Boquinha alagado
Avenida Padre Humberto invadida pela água
No bairro São Raimundo, região sudeste da cidade, as águas do Rio Poti já inundaram a lateral direita da avenida Padre Humberto, sentido Avenida Cajuína - Ponte Anselmo Dias, e já tomou parte da área destinada aos ciclistas que trafegam pelo local.
- Foto: Lucas Dias/GP1Avenida Padre Humberto Pietro
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Rio Poti alaga casas no loteamento Vila Verde em Teresina
Rio Poti invade restaurante O Pesqueirinho na zona norte de Teresina
Rio Poti invade casas e deixa moradores desesperados no Água Mineral
Ver todos os comentários | 0 |