Moradores do bairro Água Mineral e do Conjunto Risoleta Neves, localizados na zona norte de Teresina, deixaram suas casas na noite dessa sexta-feira (05) temendo que os imóveis fossem tomados pelas águas do Rio Poti, que atingiu a cota máxima de inundação, que é de 10 metros. Apesar de não ter chovido na madrugada deste sábado (06) a Prefeitura de Teresina continua alertando a população ribeirinha para que se antecipe e não resista em deixar os locais em situação de risco.
De acordo com o major Egídio Leite, do Corpo de Bombeiros do Piauí, as equipes realizaram um monitoramento na Capital desde ontem e os trabalhos seguiram pela madrugada. Quadras de esportes e alguns campos já foram atingidos pelas águas do Rio Poti nessa região, mas ainda não há registros de casas alagadas.
“Eu mesmo fui três vezes à Risoleta Neves, que é onde o rio começou a invadir uma rua. A gente verifica que o nível está subindo lentamente, felizmente. E o fato de estar subindo lentamente, associado a não ter chovido ontem à noite, fez com que nós não tivéssemos nenhum tipo de ocorrência relacionada às chuvas e que as pessoas que desejavam desocupar suas casas fizessem isso de forma mais tranquila. Outro ponto também é no bairro Água Mineral que é colado no Risoleta Neves, na rua que divide os dois bairros os moradores também já estão indo embora porque a água já está na frente das casas”, explicou.
Carro ficou alagado no Rio Poti
Ainda segundo o oficial, houve uma ocorrência em que o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer o motorista de um carro, que entrou no Rio Poti no prolongamento da Avenida Marechal Castelo Branco, próximo a Ponte Wall Ferraz, na zona sul da Capital. “O motorista acessou por engano aquele prolongamento da Avenida Marechal Castelo Branco e o carro entrou na água. Ele ficou preocupado e acionou o Corpo de Bombeiros. Foi mais uma falta de atenção do condutor do que mesmo da própria enchente. Inclusive, ali não está liberado”, frisou o major Egídio Leite.
Alerta
No início da noite dessa sexta-feira (05), a Prefeitura de Teresina informou que as águas do Rio Poti alcançaram o nível de transbordamento (a cota de inundação) e recomendou que a região das avenidas Raul Lopes e Cajuína fossem evitadas, sobretudo por motoristas, pois a água devia se expandir rumos às pistas, o que acabou não acontecendo.
A prefeitura afirmou também que segue monitorando áreas de risco de alagamentos e que tem um plano para remoção de famílias em regiões com risco iminente de inundações, como a Vila Pantanal.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rio Poti ameaça invadir Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina
Rio Poti atinge cota de inundação e prefeitura alerta população
Firmino Filho faz alerta que nível do Rio Poti vai subir 2 metros
Ver todos os comentários | 0 |