O governador Wellington Dias realizou a abertura do ano letivo no Centro Estadual de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos l, localizado no bairro Renascença, na manhã desta segunda-feira (18). Na ocasião estiveram presentes o secretário de Educação Helder Jacobina e a deputada federal Rejane Dias.
Segundo o chefe do executivo estadual, o Governo tem tomado medidas para garantir a qualidade do ensino, valorizando os salários dos professores, diferente de outros estados da federação. “A gente abriu o ano em todo o estado do Piauí, nos 224 municípios para a educação regular. Nós estamos fazendo um conjunto de medidas onde o objetivo é garantir aquilo que é essencial nos serviços e educação é um deles. Nós temos uma realidade no Brasil em que muitos dos meus colegas governadores estão pedindo autorização para demitir concursados, pedindo autorização para reduzir salários e eu tomei a decisão de não ir por este caminho, a decisão da gente garantir o patamar a que chegamos; trabalhar na expectativa de mudanças, de melhoras e com muita responsabilidade na tomada de decisões. Mas o objetivo mesmo é seguir crescendo”, pontuou.
De acordo com o secretário Helder Jacobina, a expectativa da pasta é que as ações deste ano sejam ampliadas, levando em consideração o resultado positivo obtido pela Seduc no ano passado. “A nossa intenção é ampliar esses resultados para 2019. Estamos em uma crescente na educação do estado do Piauí, melhorando a cada ano os índices educacionais e a nossa perspectiva é que esse ano seja muito importante para a gente consolidar essa política que vem sendo implantada pelo Governo, junto às escolas estaduais. Hoje se inicia aqui o ano letivo, como forma de um agradecimento a escola Raldir, que tem um bom IDEB, que tem uma boa aprovação no número de participantes do Enem e também é referência com uma boa gestão”, pontuou.
A deputada federal Rejane Dias aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho da Secretaria de Educação junto aos alunos. “Estou muito feliz de estar aqui acompanhando o governador e vendo a alegria dos alunos ao retornar as aulas e principalmente o acompanhamento de perto da secretaria de educação na melhoria dos indicadores educacionais”, afirmou.
Novo aplicativo
“Assim quando a gente entrou na Secretaria de Educação nós criamos um sistema para lotar os professores e estabelecer uma metodologia da lotação da equipe de professores nas escolas e, agora, nós vamos lançar outro Iseduc voltado aos professores, para que eles possam registrar suas notas sem papel em diário de classe, registrar as faltas dos alunos e integrar a informação desse sistema junto com o sistema de notação, que já temos na Seduc. Isso vai facilitar que a gente evite gastos com as aquisições de materiais. O papel está deixando de existir na Justiça e em diversos locais. Então a gente está tentando implantar também isso na Seduc, para a que ela seja totalmente informatizada e facilitar tanto a vida do docente como a vida do aluno”, explicou Helder Jacobina.
Investimentos
O governador destacou ainda a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma subestação de energia, que vai permitir a solução de problemas no Cento Integral Raldir Cavalcante. “Estou anunciando mais investimentos para várias escolas, como a subestação de energia. Há um sistema que passa aqui pela escola que nós vamos ter que cuidar para evitar problemas, ou seja, o objetivo final é qualidade na educação”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |