O juiz de direito Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos, determinou a transferência do policial militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, acusado de matar o cabo da PM-PI, Samuel de Sousa Borges, para a Penitenciária José Arimateia Barbosa Leite, em Campo Maior. A decisão é desta terça-feira (12).
Francisco está preventivamente desde o dia 02 de fevereiro de 2019, na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. No entanto, a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí informou à Justiça sobre a necessidade de remoção do preso.
- Foto: Divulgação/PM-PIFrancisco Ribeiro dos Santos Filho
Consta que o diretor da referida unidade penitenciária recomendação a remoção com vistas a resguardar a incolumidade física e mental de Francisco pelo fato do crime ter sido praticado contra um policial militar do Estado e na frente de seu filho.
Na decisão, o magistrado destacou que ao analisar atentamente a recomendação do diretor, a mesma merece atenção, visto se tratar de uma situação delicada.
“Convém destacar que se o responsável pela Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária, conhecendo a situação específica de cada Unidade Prisional e conhecendo cada tipo de detendo, fez esta recomendação com vistas a resguardar a incolumidade física e mental do flagranteado, deve ter motivos suficientes para tê-lo feito”, afirmou o juiz.
O crime
Samuel foi morto com três tiros na cabeça, na frente do filho, próximo a um colégio particular, na zona leste de Teresina, na tarde do dia 1º de fevereiro. O acusado é Francisco Ribeiro dos Santos Filho, soldado da Polícia Militar do Maranhão, lotado no 11º BPM de Timon.
- Foto: DivulgaçãoCabo Samuel de Sousa Borges
Ele foi detido por populares que tentaram linchá-lo, não obtendo êxito por causa da chegada do delegado Willame Moraes, que impediu a ação.
O soldado foi encaminhado para a Central de Flagrantes e em seguida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em decorrência dos ferimentos sofridos.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cabo Samuel Borges filmou abordagem que resultou em sua morte
Decretada prisão preventiva do acusado de matar cabo Samuel Borges
PM acusado de matar cabo Samuel Borges estava com arma irregular
Policial é assassinado na frente do filho no bairro Jóquei
Ver todos os comentários | 0 |