A prefeita de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Coelho, decretou situação de emergência no município devido à estiagem prolongada que afeta os moradores da região. O decreto de nº 16/2019 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 26 de novembro.
No decreto a prefeita afirmou que em 2018 o município também sofreu com as poucas chuvas registradas e pelo fato delas terem iniciado de forma atrasada, o que acabou prejudicando a produção agrícola de Capitão Gervásio Oliveira.
- Foto: Facebook/Gabriela CoelhoPrefeita Gabriela Coelho
“O impacto dessas secas é complexo e diferenciado, não só refletindo negativamente, na infraestrutura física do município afetado, mas também com prejuízos para o contingente populacional, prejudicando todos os elos das cadeias produtivas trabalhadas pelos diferentes segmentos da sociedade civil, como a pecuária, que é fortemente atingida, à similitude da produção agrícola, com reflexos também na diminuição dos efetivos animais e nas possibilidades de renda e de sobrevivência das unidades de produção”, afirmou.
Ela ainda destacou que “as chuvas ocorridas no primeiro semestre de 2019 e neste fim de ano no município foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem parte da zona rural”.
O decreto é pelo prazo de 180 dias e nesse período a prefeita poderá contratar sem realizar licitação, desde que seja para resolver os problemas causados pela estiagem.
Ver todos os comentários | 0 |