Aconteceu, na noite desta segunda-feira (14), a abertura das matrículas do Programa Certific, da secretaria estadual da Educação. O evento foi realizado no Centro Interescolar Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, Premem Norte, e contou com a participação do governador Wellington Dias, do secretário da Educação, Helder Jacobina, do coordenador do programa, José Barros, e da deputada Rejane Dias.
Wellington falou sobre o programa e disse que ele é uma novidade no país: “O programa é uma novidade do Piauí para o Brasil, embora a gente tenha legislação há muitos anos, ou seja, desde quando tivemos a aprovação da Constituição Federal, ali já tivemos uma regulamentação ainda na década de 90 e tivemos depois a regulamentação atualizada no ano de 2009 e o Brasil praticamente não experimentou”, afirmou.
O governador explicou ainda como vai funcionar o programa: “Nós temos uma situação onde pessoas são os melhores profissionais naquela área, como os cabistas na área de telecomunicação, pedreiros, eletricistas, e por ter uma baixa escolaridade não tem a diplomação. Primeiro baixa-se o edital, nós temos uma mesa como temos na área da pós -graduação, onde é feito o teste e se aprovar aquele conhecimento você tem a diplomação e a partir daí uma motivação para o aprendizado”, relatou.
“Você capricha para que aquilo que seja essencial àquela profissão seja priorizado e nesse caso já dentro do EJA (Educação de Jovens e Adultos), então com esse programa nós vamos dar uma oportunidade para um público grande, dentro de mais ou menos 1 milhão de pessoas no Piauí que tem baixa escolaridade, que tem uma profissão com diplomação e esse é o objetivo do estado garantir a valorização dos saberes naturais”, declarou.
Ainda de acordo com o governador, o projeto vai refletir diretamente na economia: “Isso vai refletir na economia, porque com diploma eles passam a ter uma condição de melhor renda, salário já pela profissionalização e o que mais me entusiasma é que eu acho que haverá também um estímulo para voltar a estudar porque vão estudar somente aquilo que é essencial para a sua profissão”, finalizou.
Segundo o superintendente institucional da Seduc e coordenador do Certific, José Barros, dados mostraram que há dois anos, os desempregados não possuíam qualificação necessária para o mercado de trabalho: “O programa Certific é uma expansão das ações da educação profissional e da educação de jovens e adultos motivado pelos dados que mostraram que há um descompasso muito grande entre quem procura emprego e a formação dessas pessoas. Em 2017, de 9 milhões de desempregados apenas 1,6 milhão tinham qualificação necessária e pensando nisso, o governador fortaleceu esses dois segmentos, a profissional e a EJA”, afirmou.
“Colocamos a educação profissional em todos os municípios e aumentamos a matrícula do EJA em mais de 100 mil alunos. O diferencial do Certific é que ele não forma, ele só certifica alguém que tem uma profissão, que é até reconhecido pela sua comunidade como bom profissional, mas não tem como demonstrar isso se não tiver uma carteira assinada ou outro documento. Então, a certificação dos saberes vai atender a esse segmento. Esse é o objetivo do certific”, falou.
José Barros disse ainda que mais cursos serão lançados: “Vamos estar iniciando com cursos de telecomunicação, que são os cabistas e instaladores, e no segundo semestre a gente vai expandir a rede para outras áreas, para outras profissões”, garantiu o coordenador do Certific.
Ver todos os comentários | 0 |