O senador piauiense Ciro Nogueira Filho (Progressistas) disse ao GP1 que ainda acredita que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai permitir que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja candidato nestas eleições. Ele lembrou que a lei permite que o cidadão se mantenha como candidato até que o caso seja “transitado em julgado”.
“Eu tenho esperança de nós ganharmos no Supremo, tem uma expectativa pelos votos, pelo histórico dos votos dos atuais ministros. Até para ser respeitada a legislação que permite que até ser transitado em julgado, o cidadão seja candidato. Essa é minha expectativa”, disse o senador.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Recurso
A defesa de Lula entrou com um recurso extraordinário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da terça-feira (4) contra a decisão da Corte da semana passada que negou o registro do petista. Caberá agora à presidente do TSE, ministra Rosa Weber, analisar o recurso e decidir se o encaminha ao Supremo Tribunal Federal (STF). Caso Weber decida encaminhar o recurso ao STF, o relator do caso deverá ser definido em sorteio a ser realizado entre 7 dos 11 integrantes da Suprema Corte, ficando de fora a atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia (que por questões regimentais não recebe esse tipo de processo), e os três ministros do STF que também integram o TSE (Rosa, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso).
Rosa Weber, informou na tarde desta quarta-feira (05) que vai respeitar o rito ao analisar o recurso extraordinário apresentado pela defesa do ex-presidente. Uma resolução do TSE prevê um prazo de três dias para a manifestação do Ministério Público e de quem pediu a contestação da candidatura.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
STF rejeita pedidos para impedir propaganda com Lula candidato
Defesa de Lula entra com recursos no TSE e no STF por candidatura
Álvaro Dias compara Lula a Fernandinho Beira-Mar em visita ao Piauí
Ver todos os comentários | 0 |