O governador Wellington Dias participou, neste domingo (22), do 5º Encontro Municipalista, realizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI). Desta vez, a cidade escolhida para sediar o evento foi Marcolândia, situada a 422 km de Teresina.
O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal e abordou três temas importantes para o municipalismo: o aerolevantamento para o cadastro imobiliário e para a implementação de medidas técnicas e administrativas para a regularização fundiária; os planos municipais de resíduos sólidos e de saneamento; a ação de recuperação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
- Foto: Divulgação/AscomWellington Dias participa do 5º Encontro Municipalista
Pelo menos 21 gestores municipais marcaram presença no evento, além de vereadores, deputados federais e estaduais e o senador da República, Ciro Nogueira. “Trouxemos aqui uma proposta importante baseada em trabalhar o saneamento voltado ao esgoto e à coleta de lixo. Temos uma parceria com a Funasa para executar o plano de saneamento dos municípios e muitos estão sendo contemplados. Agora é trabalhar para que o plano chegue aos demais”, destacou Wellington Dias.
“Discutimos a questão dos resíduos sólidos, que é uma temática dos tribunais da União. Estamos notificando os municípios para que possam se adequar até 2019 e não correrem o risco de perder os convênios federais. Também tratamos de uma ação de recuperação judicial do FPM, que é direito dos municípios, além da legalização dos terrenos, documentos e das áreas de cada município”, disse o prefeito de Marcolândia, Chico Pitu.
- Foto: Divulgação/Ascom5º Encontro Municipalista em Marcolândia
O principal objetivo dos encontros é unir forças para enfrentar os principais problemas que afligem os municípios em meio à crise política e econômica. “A associação foi criada para que possamos trocar ideias em busca de recursos em conjunto para fortalecer a administração de cada município e utilizar os recursos de forma eficiente”, pontou o presidente da AMVI Antoniel de Sousa Silva.
Ver todos os comentários | 0 |