No último dia 23 de abril, um menino de 4 anos foi levado até a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora da Paz, localizada na Vila da Paz, zona Sul de Teresina, para tomar a vacina contra gripe H1N1. No entanto, a criança recebeu por engano a vacina contra HPV.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que houve “falha humana” e que o caso será investigado. Ela afirmou ainda que a criança não teve nenhuma reação, mas que está sendo monitorada pela Diretoria de Vigilância em Saúde.
- Foto: Divulgação/Google MapsUBS Nossa Senhora da Paz
A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne não só o HPV, mas também o câncer do colo do útero. Ela está disponível gratuitamente nos postos de saúde, em 2 a 3 doses, para meninos e meninas dos 9 a 14 anos e homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV ou AIDS, pacientes que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer.
Confira abaixo a nota na íntegra
A Fundação Municipal de Saúde informa que o caso acontecido com a criança que recebeu a vacina de HPV no lugar de gripe por falha humana já está sendo apurado para que sejam tomadas as devidas providências. A Diretoria de Vigilância em Saúde está monitorando a criança e informa que ela não sofrerá nenhum prejuízo, pois não há nenhum registro na literatura médica de reações adversas à vacina em casos como este.
Ver todos os comentários | 0 |