Em entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (9), o diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, alertou que devido ao aumento da vazão do sangradouro da Barragem do Bezerro, o rio Marataoan, que corta cinco municípios, pode transbordar, causando prejuízos a quem mora nos municípios de Lagoa Alegre, Cabeceiras, Batalha, Barras e Esperantina.
“Foi aumentada a vazão do sangradouro da Barragem de José de Freitas e essa água vai cair no rio Marataoan, que já está com seu nível elevado, por isso é possível que haja transbordamentos. Transbordando, irá causar problemas às pessoas que moram na região ribeirinha. Pensando nisso, nós emitimos um alerta para que as pessoas deixem o local imediatamente”, disse.
- Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de Freitas
Segundo Vitorino Tavares, além de José de Freitas, todos estes municípios já receberam o novo alerta. “Nós nos reunimos há pouco com esses prefeitos e todos eles estão cientes e dispostos a colaborar nesse momento de desastre. Nós mandamos técnicos em Cabeceiras, onde foram evacuadas mais de 40 famílias, por conta de um açude que está ameaçando romper lá. Por isso, as principais recomendações é que as pessoas procurem um lugar seguro para ficar. Se identificarem algum problema, que procurem imediatamente um abrigo, o poder público e, principalmente, que respeitem os avisos da Defesa Civil.”, recomendou.
Ainda segundo o diretor, a água que sai da barragem passa primeiro por córregos e riachos, como é o caso do São Vicente, e depois deságuam no Rio Marataoan. O nível da Barragem do Bezerro já baixou 8 cm após o início do escoamento do sangradouro.
MATÉRIAS RELACIOANDAS
Prefeito de José deFreitas decreta emergência por risco de rompimento da Barragem do Bezerro
Nível da Barragem do Bezerro em José de Freitas baixou 8 cm após medidas
Margarete Coelho diz que governo trabalha para evitar rompimento da Barragem do Bezerro
Ver todos os comentários | 0 |