Milhares de católicos foram às ruas de Picos no final da tarde e início da noite desta sexta-feira, 30, para participar da Procissão do Senhor Morto. Segundo a tradição, esta é a atividade da Semana Santa que mais atrai gente no município modelo e a cada ano que passa o número de devotos aumenta.
Antes da procissão aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios a Via Sacra e em seguida a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. O ato foi presidido pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Depois, centenas de fiéis repetiram o ritual do beijo da cruz.
Já com a praça Justino Luz tomada por fiéis de todas as idades, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, fez o sermão, onde lembrou as sete últimas palavras proferidas por Jesus Cristo quando já estava pregado na cruz.
Antes de citar cada palavra, dom Plínio explicava aos fiéis o significado daquela expressão. Segundo os evangelistas, as sete últimas palavras/frases proferidas por Jesus foram: “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem”; “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”; “Mulher, eis aí o teu filho”… “Filho, eis aí tua Mãe”; “Tenho sede!”; “Tudo está consumado” e “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
Ainda antes da saída da procissão aconteceu a cerimônia do Descimento da Cruz, quando leigos encenam a descida da imagem do Senhor Morto, que em seguida percorre as ruas centrais da cidade acompanhada por milhares de devotos.
Ao lado do pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho); dom Plínio José participou da procissão. Ele percorreu todo o trajeto perto da imagem do Senhor Morto e de fiéis, que rezavam e cantavam com o auxílio da Banda de Música Municipal.
Trajeto
A procissão saiu da Igreja Catedral e seguiu pela rua Santo Antônio, Avenida Getúlio Vargas, passando pela praça Félix Pacheco, rua coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, rua coronel Francisco Santos, Travessa do Mercado e encerrando na praça Justino Luz.
Confirmando a fé e a compaixão diante do sofrimento de Jesus Cristo, muitos devotos seguiram a procissão de pés descalços, também como forma de pagarem promessas. A multidão de fiéis era composta de pessoas de todas as idades, crianças, adolescente, jovens, adultos e idoso oriundas das mais diversas comunidad
Ao final da procissão o bispo dom Plínio mostrou-se satisfeito com a expressiva presença do povo, ressaltando que esse ano foi o que mais atraiu pessoas. Ele aproveitou para agradecer a participação dos devotos e convidou a todos a se fazerem presentes amanhã, 31, a partir das 20 horas na Igreja Catedral, para a celebração da Vigília Pascal, com batismo de adultos. No domingo, 1º de abril, às 17 horas, acontece à procissão do Senhor Ressuscitado saindo da Catedral e encerrando com a missa.
Ver todos os comentários | 0 |