O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, já está em Teresina para inauguração do novo sistema de transporte público da capital, o Inthegra. A solenidade de inauguração do Terminal de Integração do Parque Piauí e os Corredores Exclusivos para ônibus Sul I e Sul II acontecerá às 20 horas desta sexta-feira (16).
“Hoje a visita se dá pela entrega da requalificação do transporte urbano da cidade junto com prefeito Firmino, a vice-governadora Margarete, senador Ciro Nogueira, todos podendo presenciar os investimentos que estão concretizados pela prefeitura com apoio do Governo Federal, através do Ministério das Cidades”, declarou o ministro.
Para Baldy, a qualidade de vida da população vai melhorar com o novo sistema: “Acredito que este novo modelo, com os investimentos que foram realizados, trará sim mais qualidade e, principalmente, mais funcionalidade para os usuários do transporte público, para os trabalhadores que vêm e vão todos os dias para as suas casas, para o trabalho, e que dará celeridade, mais conforto, mais condições de que os trabalhadores fiquem mais tempo em casa”, afirmou.
O prefeito Firmino Filho falou sobre o objetivo desse sistema. “O objetivo desse modelo é melhorar a qualidade e velocidade do sistema e fazer com que ele seja mais eficiente, evitando novos impactos e novos crescimentos nos custos e, portanto, novos crescimentos na tarifa”, disse.
O senador Ciro Nogueira falou sobre a participação do Progressistas na busca pelos recursos para a construção de obras de mobilidade urbana na Capital. “Nós ficamos muito felizes por ser o partido que analisou esses recursos, foi graças ao nosso trabalho ainda no Ministério da Cidades e agora com a volta do ministro Alexandre Baldy, que a gente chega com esses recursos que serão importantíssimos para a melhoria da qualidade do transporte coletivo da nossa Capital”, enalteceu.
Na manhã de hoje, 30 novos ônibus com ar-condicionado foram entregues para servir para as zonas sul e sudeste.
Inthegra
O gerente de planejamento da Strans, Vinicius Rufino, em entrevista ao GP1 explicou como vai funcionar o novo sistema de integração. “Nós temos a figura das linhas alimentadoras, das linhas troncais e das linhas interterminais”, disse. As linhas alimentadoras são responsáveis pelo deslocamento de passageiros dos bairros até um terminal de integração mais próximo, onde o viajante deve pegar outro veículo para ir até o Centro. A viagem do terminal até o Centro se faz por linhas troncais e entre um terminal e outro se chama interterminal.
“A gente passa a ter linhas alimentando o terminal, que são exatamente as linhas alimentadoras, vindo de diversos bairros da mesma zona e esses passageiros passam a pegar uma linha troncal, que vai abrigar passageiros de lugares diferentes e vão trafegar pelo mesmo corredor. E temos as linhas interterminais, que vão fazer essas interligações entre as zonas sem ter que passar pelo Centro”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |