O mês de dezembro chegou com bastante chuva. Só nos primeiros dias do mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 104 ml de chuva nas estações do Semadem em Teresina, capital do Piauí, volume esperado para todo o mês de dezembro.
O GP1 conversou o climatologista Werton Costa, que explicou que o sul do Piauí já está na estação chuvosa. “Em dezembro é característica de estação chuvosa bem no Sul do estado, na faixa do cerrado, que são aqueles municípios que margeiam a bacia do Parnaíba e também na faixa do semiárido, dos municípios do sudeste piauiense. É caracterizada uma estação tipicamente chuvosa”, afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Destruição devido a força da chuva no Recanto das Palmeiras, zona leste
Já no Centro-Norte e Norte, onde está Teresina, ainda está na pré-estação com pancadas de chuvas localizadas e chegará na estação chuvosa em janeiro. “Podemos dizer que o período seco terminou, ou seja, o B-R-O Bró não existe mais, tanto porque as temperaturas tendem a ser decrescentes em função do aumento da cobertura de nuvens e do aumento da quantidade de chuvas”, explicou.
O climatologista ainda ressaltou que a média de chuva do mês de dezembro na cidade de Teresina, que é de 101 ml, já foi ultrapassada em algumas estações. “Quase todas as previsões vêm colocando o mês de dezembro com uma boa quantidade de chuva, ligeiramente normal e acima do normal. Apesar de que está caracterizado uma condição de El Niño no Oceano Pacifico. Quando o El Niño está ativo, o período chuvoso é ameaçado na região Nordeste, porém, contrariando as perspectivas do El Niño, tem chovido bem e deverá continuar esse ciclo até o final do ano”, concluiu o climatologista.
Ver todos os comentários | 0 |