Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), a solenidade de entrega do 1º Lote do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) aos municípios piauienses. A ação está sendo realizada pela Secretaria das Cidades (SECID) em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O projeto já vem sendo executado desde 2015.
O governador Wellington Dias participou da solenidade e falou da importância do evento. “Estamos entregando a primeira parte desse plano tão importante para o Piauí. Ele é fundamental porque um dos objetivos que nós temos é melhorar essa questão da água, do esgoto e do lixo”, disse Wellington.
Nesse primeiro momento serão beneficiadas 25 cidades: Boa Hora, Brejo do Piauí, Campo Largo do Piauí, Caxingó, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Itaueira, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, Madeiro, Manoel Emídio, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Porto Alegre do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Peixe e Tanque do Piauí.
Wellington Dias revelou que a intenção é de que todos os municípios do Piauí sejam beneficiados. “Agora para poder ter acesso inclusive a parcerias com a União o município precisa ter esse plano. O que estamos fazendo? Nessa Parceria que envolve o Estado, a Funasa e os municípios, nós estamos ajudando que se tenha o plano de saneamento e hoje estamos aqui entregando uma parte, tem outra parte em andamento e o objetivo é chegar a todos os municípios do Piauí porque é uma política de saúde para o estado”, informou o governador.
PMSB
O PMSB é o principal instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico instituído por Lei Federal. É uma ação de grande relevância para os municípios piauienses, uma oportunidade para se tratar sobre os recursos que serão disponibilizados pelo Governo para ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico e para obtenção de novos meios para fazer frente à gestão, além de gerar novos empregos nos municípios.
Ver todos os comentários | 0 |