A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar a partir da próxima semana o Monitoramento Rápido de Cobertura, uma atividade destinada em avaliar o estado vacinal de crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, para encontrar quais ainda não estão imunizadas contra a poliomielite e sarampo.
O monitoramento é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, é recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde a década de 1980 e vem sendo adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira. A ação vai avaliar a cobertura vacinal, realizando visitas em residências, utilizando o comprovante de vacinação da criança como fonte de avaliação.
O método é bastante útil para avaliação da situação local, com resultados importantes para auxiliar a tomada de decisão sobre a definição ou redefinição de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais para diminuir a população de vulneráveis.
A ação foi necessária devido a atual situação epidemiológica do sarampo e o risco de introdução da poliomielite no país. Segundo os dados do Ministério da Saúde divulgados no último nesta segunda-feira (03), 1935 casos de sarampo foram confirmados em 2018. O país enfrenta atualmente dois surtos da doença nos estados do Amazonas e Roraima e mais de 7 mil casos ainda são investigados.
Ver todos os comentários | 0 |