Capacitar em primeiros socorros professores e colaboradores de escolas e instituições de ensino públicas e privadas. Este é o objetivo do projeto de extensão “Educador Socorrista”, idealizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina e Centro Universitário Santo Agostinho. A capacitação possibilitará que o corpo docente desenvolva habilidades técnicas para atuar em casos de urgência antes da chegada da ambulância.
Segundo Francina Amorim, diretora do SAMU, o projeto é de suma importância para a sociedade. “No espaço escolar os incidentes e acidentes constituem preocupação constante, sendo essencial que os professores saibam agir nestes casos. Uma abordagem inicial feita corretamente evita complicações, garante melhor evolução e prognóstico das lesões, bem como aumenta a chance de sobrevida das vítimas de agravos clínicos e traumáticos”, afirma.
- Foto: DivulgaçãoProjeto capacita professores
Ela explica ainda que o projeto visa igualmente destacar a importância das ações do SAMU, ensinar sobre o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e também colocar em discussão um problema que tem causado prejuízos ao Serviço: os falsos chamados (trotes) para o número gratuito 192. “O curso, que será ofertado gratuitamente às escolas, também será um espaço para ensinar às pessoas a resgatar a cidadania de ajudar o próximo”, finalizou.
Laurimary Caminha, coordenadora do Núcleo de Educação do SAMU, explica sobre o funcionamento do projeto. “Os graduandos do curso de Enfermagem, que passaram em processo seletivo interno do UNIFSA, receberam treinamento em primeiros socorros. Eles irão auxiliar as equipes do SAMU nas capacitações dos professores. Isso trará benefícios para todos os envolvidos, pois a disseminação de conhecimentos contribui para salvar vidas”.
Como solicitar treinamento em primeiros socorros
De acordo com Laurimary Caminha, as escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas que tiverem interesse em receber treinamento gratuito sobre primeiros socorros devem fazer a solicitação formal ao SAMU ou ao Centro Universitário Santo Agostinho. Em caso de deferimento do pedido, a coordenação do projeto Educador Socorrista irá solicitar a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para fornecer o treinamento aos professores.
Ver todos os comentários | 0 |