Na manhã dessa terça-feira (30) foi realizada a inauguração do Centro de Reabilitação Auditiva no CEIR de Teresina. O evento teve a presença do governador Wellington Dias (PT), da secretária estadual de Educação Rejane Dias (PT), do secretário estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, da vice-governadora Margarete Coelho (Progressista), entre outros.
No Centro Integrado de Reabilitação foi feita uma obra de reforma e ampliação no valor de R$ 449 mil, investidos em uma sala de audiologia, exames, próteses e sala do Bera. Desse valor, R$ 415 mil são de emendas parlamentares de Merlong Solano (PT), Rejane Dias, Cícero Magalhães (PT), Themístocles Filho (MDB) e Hélio Isaías (Progressistas).
Rejane e Wellington Dias possuem uma filha, Daniele Dias, que possui deficiência intelectual. Rejane explicou que a realização de exames como o Bera no Ceir, é uma conquista, já que ela mesmo precisou se deslocar até Brasília para a filha conseguir fazer o exame.
“Dava para perceber que ela tinha um déficit cognitivo, mas a gente se questionava se ela tinha um problema de surdez que justificasse esse déficit. Ela fez o exame Bera que não constatou nenhum problema de audição. Então tem muitas pessoas que aparecem na mesma situação. Acho que essa é uma grande conquista, pois o Ceir agora tem mais um serviço”, explicou a secretária.
O governador explicou que com esse investimento, não será necessário que os piauienses viajem para outros estados para realização de alguns exames. “Agora é possível não só fazer no Piauí, mas fazer pela área pública, a audiometria, o exame de Bera, que são exames sofisticados, que permitem a pessoa não só saber se escuta, mas qual é a potência do som e a partir disso definir o tratamento, se precisa de aparelho ou intervenção cirúrgica. Então é uma coisa que me alegra muito para que as pessoas do Piauí tenham essa alternativa. Isso significa uma conquista para quem muito precisa, que são as pessoas com deficiência”, disse.
Benjamim Vale, presidente da Associação Reabilitar, destacou a importância da inauguração. “Hoje nós ampliamos com duas unidades. Uma inaugurada e em funcionamento que é a da parte auditiva e a próxima que é a reabilitação das pessoas com deficiência visual. Nesse ponto, a união do poder público, de mão dadas com a sociedade, é o que faz florescer a responsabilidade social. Você nascer sem um dos órgãos do sentido, o limita. Imagine só se não existisse óculos no mundo, certamente eu seria uma pessoa diferente e o óculos permitiu que eu fosse um cidadão como os outros. Assim é o deficiente auditivo e aqui o deixamos no patamar de um cidadão da sociedade. Nós reabilitamos as pessoas aqui”, disse o presidente.
O secretário Mário Eduardo, explicou que já existe um espaço para ampliar e conseguir atender as pessoas com deficiência visual, mas que ainda falta conseguir a habilitação junto ao Ministério da Saúde para que o serviço possa ser prestado.
“Agora dia 8 de maio vamos comemorar 10 anos de existência do CEIR, de muitas conquistas. Hoje atendemos três deficiências, a física, a intelectual e a auditiva. Vamos buscar atender mais uma deficiência, que é a visual, que agora com essa ampliação vamos poder atender a todas as deficiências. Agradecer aos parlamentares que destinaram as emendas, que eles também fazem parte desse sonho, desse projeto. Estamos muito felizes”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |