- Foto: DivulgaçãoRobertinho (PR)
Em disputa bastante acirrada, com apenas 38 votos de diferença, os eleitores de Miguel Leão (PI) escolheram o novo prefeito: Roberto César de Arêa Leão Nascimento, o “Robertinho” (PR), foi eleito com 51,48% (663) dos votos e derrotou o adversário Jailson Sousa (PT), que obteve 48,52% (625) dos votos no pleito suplementar realizado neste domingo (06). Foram contabilizadas 10,45% abstenções.
Robertinho que tem como vice Gonçalo Batista dos Santos (PP), encabeçava a Coligação “Renovar é Preciso” (PR-PP) que bateu o grupo “Para Continuar Crescendo” liderado por Jailson.
A nova eleição foi necessária depois da cassação do mandato do ex-prefeito Joel de Lima (PSD) e do vice, Jailson Sousa (PT) que decidiu disputar com Robertinho, mas foi derrotado. Contra eles ficou comprovada conduta vedada a gestor público. O prefeito ainda foi acusado de abuso de poder político e econômico por ter participado de inaugurações em período vedado. Joel de Lima ainda esteve na inauguração de um Centro de Idosos e de um estádio de futebol.
O ex-prefeito Joel de Lima foi o primeiro prefeito eleito em 2016 que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral do Piauí. Além da perda do mandato ele foi também condenado a pena de inelegibilidade por 8 anos.
No caso de Jailson, foi possível registrar candidatura a prefeito nesta eleição suplementar porque ele não foi penalizado com inelegibilidade quando cassado como vice Joel de Lima.
Ver todos os comentários | 0 |