A construção de duas novas unidades de processamento do babaçu irá fortalecer e empoderar mulheres do assentamento Maracá/Retrato e povoado Riacho do Conrado, no município de Miguel Alves. Com o investimento social de R$ 250 mil da Fundação Banco do Brasil, a Associação das Mulheres Quebradeiras irá adquirir também máquinas e equipamentos para melhorar o modo de produção com aproveitamento de todos as partes do babaçu, ampliando o potencial de sua cadeia produtiva.
O prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior, disse estar orgulhoso por mais uma vez saber que o trabalho da associação foi reconhecido, e segundo ele, as quebradeiras de coco é uma marca registrada do município. "Recebemos essa noticia com muita alegria, já que esta é uma prova de reconhecimento e contribuição para o trabalho dessas mães de família que nos orgulham. É um marco da nossa Miguel Alves", esclareceu Oliveira Júnior.
Emocionada, a presidente da associação Alzira lembrou que em diversos momentos recebeu criticas pelo trabalho e hoje ver a concretização do esforço das mulheres quebradeiras de coco. "Essa luta, juntamente com a Comissão Pastoral da Terra, era um sonho que virou realidade. Foi árdua, mas as mulheres quebradeiras de coco nunca cansaram de realizar no dia a dia o seu trabalho, que muitas vezes era criticado e algumas pessoas até falavam: 'esse trabalho de vocês é em vão'", disse a presidente.
A Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco de Miguel Alves, conta hoje com 45 mulheres associadas, com idades médias entre 30 e 50 anos. A entidade, juntamente com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) desenvolve um trabalho de luta pelo empoderamento das mulheres, com valorização e resgate da autoestima. Participaram da solenidade de assinatura do convênio, o presidente da Fundação BB, Asclepius Soares, o vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira Filho, o diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Rogério Biruel, o superintendente do Banco do Brasil no Piauí, Pio Gomes, o vice-prefeito Elpher Soares, o representante do poder legislativo do município, vereador 'Vein' da Fretaf e o gerente do Banco do Brasil, senhor Jaime.
Ver todos os comentários | 0 |