Entre as atividades que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, desenvolve durante o Festival do Peixe de Esperantina, aconteceu neste sábado (22), o Dia de Campo da Piscicultura em uma fazenda de um produtor rural do município.
O analista do Sebrae no Piauí, Paulo Alexandre Carvalho, ressaltou a importância do Dia de Campo. “Demonstramos práticas que os piscicultores devem internalizar e executar continuamente em suas propriedades. É fundamental que o produtor tenha atenção aos cuidados que o pescado deve receber. Com isso, o produto adquire melhor qualidade, o que reflete na comercialização do peixe”, comentou o analista.
- Foto: Misael MartinsDia do Campo em Esperantina
Na ocasião, os produtores e estudantes puderam aprender sobre boas práticas de manejo e produção do pescado. O consultor do Sebrae no Piauí, Patrócolo Silveira, mostrou técnicas relacionadas à vacinação de tilápia, análise da água e biometria do peixe. Essa ação também foi uma oportunidade de troca de conhecimento entre os participantes.
“Aqui podemos também debater sobre estratégias para melhorar o peixe produzido nos tanques. Além disso, podemos disseminar informação técnica qualificada e ainda sensibilizar produtores, profissionais da área e as lideranças públicas no que se refere à produtividade e economia na piscicultura”, pontuou o consultor.
Durante a atividade, foram apresentadas ferramentas tecnológicas que devem ser utilizadas para a produção do peixe. Entre esses instrumentos foram destaques o oxímetro, que mede a quantidade de oxigênio em ambiente aquático; o phmetro que mensura o nível de ph da água entre outros.
Para Raimundo Nonato, que está pretendendo atuar na produção do pescado, o Dia de Campo foi importante para obter conhecimento prático. “Estou planejando ter a minha produção de peixe. Com as informações que obtive aqui posso ter mais segurança para desenvolver minhas atividades”, destacou o produtor.
O Festival do Peixe é uma realização da Prefeitura de Esperantina em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae no Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |