Centenas de pessoas oriundas de Picos e de municípios da região participaram na tarde/noite de ontem, 1º de julho, da 12ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. Apesar do entusiasmo dos organizadores, o número de pessoas que participou do evento foi bem inferior aos anos anteriores.
Com o tema “Cuidar da criação e promover a paz”, a caminhada teve início às 17 horas de ontem, 1º, com a benção aos caminheiros na avenida Severo Eulálio. Em seguida, com apoio de carros de som, eles saíram com destino a Igreja Catedral, passando pela avenida Nossa Senhora de Fátima, praça Josino Ferreira e rua coronel Francisco Santos.
Em todo o percurso as pessoas cantavam, acenavam e davam demonstrações de alegria em participar do evento. Caravanas de vários municípios da região de Picos marcaram presença na caminhada, que atraiu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O encerramento da caminhada foi na praça Justino Luz, onde foi celebrada missa solene pelo bispo diocesano de Picos, concelebrada pelo bispo emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha e vários padres da Diocese de Picos.
Avaliação
O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, disse que foi um grande evento. “O povo estava muito animado e veio de todos os recantos da Diocese. Uma grande caminhada que deixou em cada um contentamento por ter participado desse encontro” – pontuou.
Para dom Plínio, ficou mais uma vez a demonstração de que o povo de Picos é realmente comprometido com qualquer causa que venha para o bem de todos. Acrescentou ainda que ficou feliz com a aprovação da comunidade em relação ao novo percurso, horário e dia da Caminhada da Solidariedade e da Paz.
O Padre Sebastião Santos, um dos coordenadores da caminhada, disse que as expectativas foram superadas, apesar de que já esperavam a participação efetiva do povo. Destacou ainda que por aclamação o povo aprovou o novo percurso, dia e horário da caminhada, ficando, portanto, definido que a 13ª edição acontecerá no dia 7 de julho de 2018, com saída na avenida Severo Eulálio e chegada em frente à Igreja Catedral.
Ao todo, foram colocadas 3.365 camisetas à venda ao preço de R$ 20,00, mas, nem todas foram comercializadas. Quanto ao público presente à caminhada, padre Sebastião não soube precisar o número exato, mas mostrou-se satisfeito com a quantidade de gente que marcou presença.
Cerca de 80% dos recursos arrecadados com a venda das camisetas será utilizado na reforma de uma casa que servirá como ponto de acolhimento de pessoas em situação de rua. O imóvel fica situado no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD) e Padre Sebastião acredita que até o início do próximo ano já poderá ser utilizado.
Ver todos os comentários | 0 |