Nesta segunda-feira (05), o governador Wellington Dias, em reunião com o secretário de Meio Ambiente, Zica Carvalho, encaminhou trâmites para a criação de novas unidades públicas de preservação ambiental. Atualmente o Piauí possui 8 unidades de conservação estadual e contará com 12 unidades de reserva ambiental até 2019.
O secretário Ziza Carvalho garante que já está em tramitação o processo de delimitação das reservas. “Discutimos a questão da criação, por parte do Estado, das novas unidades de conservação que a Semar está criando, a pedido do governador Wellington Dias. São mais oito unidades de conservação. Destas, seis são de uso sustentável, são áreas de preservação ambiental nas nascentes dos principais rios do Piauí. Todas essas unidades de conservação já estão com estudos socioambientais concluídos, produtos entregues para a Semar pelas entidades contratadas para esses estudos. Estamos na fase das audiências públicas para as consultas públicas que a lei nacional de conservação exige”, explicou o gestor da Semar.
- Foto: Divulgação/Ascom SemarVisita ao Parque Estadual do Cânion do Poty
A Semar tem a proposta de recategorizar, com ampliação da área, a APA do Rangel, localizada nos municípios de Redenção do Gurguéia e Curimatá, transformando-a em Parque Estadual. Para isso, houve uma consulta pública realizada no final de maio. Para o Parque Estadual do Cânion do Poty, foram realizadas nesse final de semana palestras e expedições na cidade de Pedro II, onde foi exposto o Plano de Trabalho para as atividades nas área de conservação.
“Estamos finalizando o relatório final do estudo socioambiental da demarcação da área do parque, que é de mais ou menos 6,8 mil hectares o que vai resultar no ato de decreto de criação do Parque”, disse o secretário Ziza Carvalho.
Este final de semana, em alusão ao Dia Mundial do meio Ambiente, membros de órgãos públicos, ambientalistas e equipes de aventureiros realizaram expedições na área da Serra da Ibiapaba. Organizada pelo coletivo Pense Piauí, a ação reuniu deputados Estaduais, arqueólogos da universidade federal, membros do Tribunal de Contas, fotógrafos e equipe da Semar.
Ver todos os comentários | 0 |