Foi realizada, na noite desta terça-feira (18), no Museu do Piauí, a abertura da 15ª Semana dos Povos Indígenas. Participaram do evento o governador Wellington Dias, a diretora do museu, Dora Medeiros, Francisca Kariri, representante da comunidade indígena Queimada Nova, Professor Hélio Ferreira, da UFPI, entre outras autoridades.
O governador ressaltou que os principais problemas sociais ocorrem com os indígenas. “Queremos superar um problema que é do Brasil, onde os principais problemas sociais estão exatamente nos povos indígenas, mesmo a população negra, mesmo a população de periferia, quando a gente olha a taxa de mortalidade infantil, mortalidade de gestante, a situação da renda, a gente percebe que o maior atraso está com a população indígena e o Piauí quer vencer essa etapa tratando com dignidade índios e índios descendentes do Piauí”.
Wellington Dias também falou sobre o fechamento da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no Piauí: “Nós tomamos uma decisão de manter pelo Estado o atendimento, eu formalizei uma proposta dirigida ao Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e à própria Funai onde o Estado garante inclusive a questão do custo, se o problema é de ordem financeira, mesmo tendo dificuldade, o Estado do Piauí se dispôs a bancar esses custos”, explicou.
“Por outro lado temos investimentos nessa área do Casai (Casa da Saúde Indígena) que nós temos uma rede de saúde que também atende a população indígena do Piauí e fora do Estado, agora o índio ele quer também cultura, ele quer estudar, quer entender do mundo digital, quer dominar além da língua própria do português, o inglês, espanhol, quer fazer cursos de qualificação, quer fazer oficinas para resgatar o artesanato e arte indígena, por isso que eu acho que esse momento aqui, no museu do Piauí, a gente tem a oportunidade desse encontro de gerações que é muito importante para as atuais gerações”, declarou.
A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, também falou sobre o evento: “Gostaria de agradecer ao governador Wellington Dias, nosso índio maior do Piauí, que está conosco desde quando iniciamos esse movimento em 2003. Esse já é um evento fixo do calendário do Museu do Piauí e visa a preservação da memória indígena, tão importante na nossa identidade cultural”.
"O Museu do Piauí tem esse evento anualmente, nós somos uma instituição vinculada à secretaria estadual da Cultura, que tem como secretário Fábio Novo, que tem nos dado toda a atenção. Estamos apresentando o Museu do Piauí de uma forma que sempre sonhamos. Nós só temos a festejar, mas também temos que colocar uma coisa, que foram extintas 51 unidades indígenas no Brasil, isso nós não podemos permitir e a única que nós tínhamos no Piauí, em Piririr, ela foi extinta", criticou Dora.
O governador anunciou ainda que vai acontecer, ainda este ano, o 1º Jogos Indígenas do Brasil no Piauí, que segundo ele, é o mais importante evento indígena do Brasil.
A 15ª Semana dos Povos Indígenas acontece até a próxima quinta-feira (20) e conta com uma programação com exposições, oficinas e mesas redondas sobre a temática indígena. O evento visa a conscientização e preservação da cultura, identidade e direitos dos índios.
Ver todos os comentários | 0 |