O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, data instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar a sociedade para a importância desse recurso natural. Para discutir sobre a situação dos recursos hídricos no estado do Piauí, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), em parceria com o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), promoverá, nesta sexta-feira (24), às 8h, o 1º Fórum Dia Mundial da Água – Pensando o Rio Poti, às 8h, no auditório do IFPI.
- Foto: Lucas Dias/GP1IFPI
"Será um momento para debater junto à comunidade acadêmica e à sociedade geral sobre a situação do Rio Poti, importante curso d'água para nosso estado. A partir do que for levantado, iremos elaborar um documento que vai nortear nossas ações em relação ao rio”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho. O governador Wellington Dias confirmou presença ao evento, onde também participará das discussões.
Além do fórum, a Semar realizará, nesta quarta-feira (22), às 8h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), na cidade de Corrente, Extremo Sul do estado, a III Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia. Na pauta, entre outros assuntos, a cobrança pelo uso dos recursos hídricos e o calendário de reuniões para o ano de 2017. No mesmo dia e local, às 14h, terá uma audiência pública para tratar sobre o projeto de revitalização do Rio Gurgueia.
Programação 1º Fórum Dia Mundial da Água – Pensando o Rio Poti
24/03/2017
Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura do Evento
Pronunciamento de Abertura: Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Deputado Estadual Ziza Carvalho; Diocese de Teresina - Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida; Presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM, Gil Carlos Modesto Alves
9h - Palestra: Processo de Licenciamento da Barragem de Castelo – Carlos Antônio Moura Fé, superintendente de Meio Ambiente da Semar
9h30 - Palestra: Agência Nacional de Águas - ANA.
9h45 – Intervalo
10h00 – Mesa Redonda: Monitoramento Ambiental e Ações Fiscalizatórias no Rio Poti. Ibama – Semar – Seman
11h00 – Debate: Mediador Diocleciano Guedes
12h00 – Intervalo
14h00 - Palestra: A situação do Rio Poti no Ceará – João Lúcio Farias, presidente da COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará)
14h30 – Palestra: A Criação de uma Unidade de Conservação no Cânion do Rio Poti – Samuel Portela
15h00 - Palestra: A bacia do rio Poti – Prof.ª. Iracilde Maria de Moura Fé (UFPI)
15h30 – Palestra: Degradação Ambiental do Rio Poti – Prof.ª. Flor de Maria Mendes Câmara (IFPI)
16h00 – Elaboração de Carta do 1º Fórum do Dia Mundial da Água: Pensando o Rio Poti
17h00 – Encerramento: Apresentação artística.
Ver todos os comentários | 0 |