Após mais uma ação realizada entre a Eletrobras Distribuição Piauí e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), dois empresários foram presos por furto de energia elétrica, nas zonas sul e leste de Teresina. De acordo com informações repassadas ao GP1 pelo Delegado Laércio Evangelista, na região sul da capital foi preso o empresário identificado como Valdemar Luis de Mesquita, dono do supermercado VLM, no bairro Três Andares. Já na zona leste, o Greco prendeu Francisco das Chagas Sousa, mais conhecido como 'Chicão', proprietário do Restaurante Dona Maria, localizado no bairro Ininga. As prisões ocorreram na tarde da última quinta-feira (16).
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Restaurante Dona Maria
De acordo com a assessoria da Eletrobras, a equipe de fiscalização constatou furto de energia na empresa e auto-religação na residência do empresário 'Chicão'. “O fornecimento de energia na residência dele havia sido suspenso com a retirada do medidor pela Eletrobras, devido à inadimplência, mas ele fez ligação direta na rede da Distribuidora”, informou Adriana Braga, do departamento de Fiscalização e Combate às Perdas do órgão.
No caso do Supermercado VLM, na zona sul, foi encontrado um medidor adulterado em um ponto comercial onde a energia furtada daria para abastecer, em média, 1.600 unidades consumidoras em um mês. “Os prejuízos gerados por esses crimes comprometem a capacidade de investimento da concessionária e a própria qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores”, ressaltou o gerente de Fiscalização Engenharia e Operação da Medição, Renan Carvalho.
Os empresários foram encaminhados para a sede da Greco e devem responder pelo crime de furto previsto no art. 155, do Código Penal Brasileiro, sendo que o comerciante deve ser indiciado por furto qualificado devido à fraude no medidor. Desde o início deste ano, já são 15 prisões por furto de energia elétrica na capital.
Outra prisão
Durante a ação do Greco e da Eletrobras realizada nesta sexta-feira (17), um morador identificado apenas como Evandro de Souza Sobrinho também foi preso por furto ilegal de energia. Ele havia feito uma ligação irregular e estava consumindo, sendo que a quantidade utilizada não era registrada pelo contador da energia elétrica.
Ver todos os comentários | 0 |