Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores recebem assistência por conta das chuvas em Teresina

Das quatro famílias atendidas emergencialmente, três pertencem à zona Sudeste e uma à zona Norte.

Nesta última semana, quatro famílias foram atendidas pela modalidade de assistência emergencial, através de um programa que a Prefeitura de Teresina está prestando, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), para dar auxílio aos moradores que foram prejudicados pelas últimas chuvas intensas.

Das quatro famílias atendidas emergencialmente, três pertencem à zona Sudeste e uma à zona Norte. Em caso de alagamento ou de desabamento das estruturas, a Defesa Civil é acionada e encaminha às Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) correspondentes às áreas e que, por sua vez, encaminham a solicitação de assistência à SEMTCAS.


  • Foto: Raisa Brito/GP1A chuva causou estragos na zona norte da CapitalA chuva causou estragos na zona norte da Capital

Vale destacar que as famílias recebem, primeiramente, cestas básicas e kits de limpeza. “Nós temos prestado toda a assistência necessária às famílias que estão mais vulneráveis aos períodos chuvosos em Teresina”, afirma Samuel Silveira, secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social.

Família Solidária e Residência Solidária

Além de medidas emergenciais, os moradores também podem contar com os programas desenvolvidos para moradores que tenham tido que abandonar suas moradias por conta de estragos causados pelas chuvas. Atualmente, são dois programas que prestam este apoio: o Residência Solidária e o Família Solidária.

“Temos acompanhado 38 famílias, desde o ano passado, nas demais modalidades de assistência às famílias que foram afetadas pelas chuvas. Nós fazemos o monitoramento destas pessoas através dos CRAS, pertencentes às regiões onde elas estão alocadas, no Família Solidária ou na Residência Solidária, que são as duas modalidades de assistência mais complexas”, afirma Suelênia Barros, gerente de Proteção Social Básica da SEMTCAS.

No Família Solidária, caso outra família possa receber a família desabrigada, a Prefeitura disponibiliza o benefício no valor de R$ 180,00 como ajuda de custo. Já o Residência Solidária funciona como um aluguel social, onde a Prefeitura também disponibiliza à família um benefício de mesmo valor para ajudar no aluguel de um novo local, sendo os dois tipos de benefícios renováveis por um ano.

Em caso de desabamento ou de ameaça, as famílias podem acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193. Pode-se, também, contatar a Defesa Civil Municipal, que funciona durante a semana das 8h às 13h, através do telefone (86) 3215-7531.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.