A empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água da Capital, encaminhou nota de esclarecimento na manhã desta quinta-feira (09), referente a matéria intitulada “Morador do Dirceu denuncia aumento no valor da conta de água”.
Na nota, a empresa afirma que que “as faturas desse cliente foram calculadas pela média ou mínimo, devido ao não acesso do leiturista ao hidrômetro, que fica na área interna da residência” e que “é de responsabilidade do usuário manter o hidrômetro acessível, na área externa”.
Confira a nota na íntegra:
A respeito da reportagem “Morador do Dirceu denuncia aumento no valor da conta de água”, publicada às 19h28 de quarta-feira (8), pelo portal GP1, a Águas de Teresina esclarece que:
Não foi identificado registro de protocolo de atendimento do usuário para esclarecimento de dúvidas ou registro de qualquer reclamação.
Sobre a reclamação, via reportagem, de que o valor da fatura havia apresentado um “aumento substancial”, desde que a concessionária assumiu os serviços na capital e passou a fazer o faturamento, a Águas de Teresina informa que as faturas desse cliente foram calculadas pela média ou mínimo, devido ao não acesso do leiturista ao hidrômetro, que fica na área interna da residência. Destaca-se que é de responsabilidade do usuário manter o hidrômetro acessível, na área externa.
A empresa realizou procedimento de faturamento via média dos consumos anteriores, o que ocorreu até o mês de outubro, quando o funcionário conseguiu fazer a leitura do medidor. Tal procedimento poderia resultar em crédito nas contas futuras, caso fosse verificado consumo inferior à média. O que ocorre é que o consumo apurado superou a média dos meses anteriores, mesmo concedendo os créditos gerados pela média das contas anteriores, conforme a descrição abaixo:
- Volume consumido entre agosto e outubro - 43m³
- Volume cobrado agosto e setembro - 20 m³
- Volume residual para a cobrança em outubro 23 m³ (43m³ - 20 m³)
Conforme consta no regulamento de serviços da Águas de Teresina, a empresa deve ter livre acesso ao hidrômetro de forma a permitir as leituras, vistorias e manutenção.
A Águas de Teresina fará uma vistoria na residência desse consumidor para verificar a presença de possíveis vazamentos no hidrômetro. No entanto, destaca que outros fatores podem ter contribuído para o aumento do consumo de água tratada no período, tais como: temperaturas elevadas e maior disponibilidade de água, visto que o bairro em questão apresentava desabastecimento e passou a contar com sistema regular após a instalação do booster – unidade de bombeamento de água.
A concessionária reforça ainda que mantém o diálogo como instrumento norteador na construção de soluções assertivas para o abastecimento de água, estando à disposição da população quando é solicitada. É importante que o consumidor formalize a sua reclamação junto aos canais de atendimento para que a empresa possa dar os encaminhamentos necessários. A Águas de Teresina conta com o serviço 0800 223 2000; 115 ou pelo Whatsapp (98124-3199), além das sete lojas para atendimento presencial que estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
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