Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) estão organizando uma programação para marcar um ano que a reitoria da referida instituição foi ocupada. Intitulado “Novos outubros virão”, o evento acontece na UFPI no dia 18 de outubro.
- Foto: DivulgaçãoProgramação Cultural
Durante todo o dia, serão realizados debates sobre temas como: a criminalização dos movimentos sociais, modelo de segurança ideal para uma universidade, assistência estudantil, creche universitária,direitos humanos, violência de gênero, racismo, LGBTfobia e demais assuntos que foram pautas reivindicadas pelo movimento #OcupaUFPI, como ficou conhecido.
O evento também vai contar com oficinas e mostras culturais, exibições de documentários, exposições de fotografias, documentos e registros da ocupação.
A programação encerra a noite em frente à reitoria da UFPI com uma cultural, onde se apresentarão bandas, DJs, grupos de dança e outras expressões culturais. O tema central da noite será a reivindicação pela volta do programa Gira Poesia, construído por poetas locais e que foi extinto da Rádio da instituição, a FM Universitária.
OcupaUFPI
No dia 18 de outubro de 2016 a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi ocupada por dezenas de estudantes que eram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que acabou por ser aprovada se tornando uma lei, que instituiu um teto para os gastos públicos principalmente com saúde e educação. Na época, escolas e reitorias eram ocupadas em todo o Brasil em torno dessa pauta, no entanto, cada instituição possuía suas demandas específicas, e assim surgiu o #OcupaUFPI, movimento de ocupação que durou cerca de dois meses na referida instituição.
- Foto: Divulgação/AscomEvento Novos Outubros Virão
Ver todos os comentários | 0 |