O Piauí teve bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, entre eles, os jovens Bruno Valcácer e Cleysson Laudisio, de 17 e 18 anos, respectivamente. Os dois se destacaram na temida redação e contaram ao GP1, como conseguiram alcançar grandes notas.
Bruno Valcácer, por exemplo, alcançou nota máxima na redação, ou seja, mil pontos e conseguiu média 778. “Foi uma surpresa, eu gritei muito quando eu vi. Mas para isso, procurei me esforçar e respeitar a dificuldade da redação, e para ficar mais crítico, eu lia muita história, sociologia, antropologia e filosofia. Meu sonho é medicina”, destacou.
“Sobre o tema, não era previsível, mas também não era distante, pois além da intolerância religiosa, há muitos outros tipos de intolerância na realidade brasileira. Acho que isso é ocasionado pela educação que é dada às crianças, que reflete nas outras gerações, passando pela adolescência até a fase adulta”, complementou.
- Foto: Facebook/Bruno ValcácerBruno Valcácer
Natural de Porto, o jovem Cleysson Laudisio, alcançou 980 pontos e quer cursar Engenharia Civil. “Foi muita surpresa, eu sabia que tinha feito uma boa redação porque eu tinha me preparado bastante e gostei do tema, mas quando eu vi a nota, fiquei muito feliz e surpreso. Eu esperava outros tipos de intolerância, como racial ou homossexual, mas havia me preparado para esse também. Consegui 790 na média aritmética”, contou.
Ele também ressaltou a importância da leitura e do conhecimento crítico. “O segredo são dois: a prática constante, ou seja, é fazer muita redação mesmo e está sempre antenado nos noticiários, para estar por dentro dos problemas atuais. Outra dica que quero deixar é sobre o estudo da filosofia e sociologia que são importantes demais, porque se encaixam em qualquer tema. A maioria pode fazer uma boa redação gramaticalmente falando, mas o que vai diferenciar e chamar atenção dos corretores, é o conhecimento crítico”, pontuou.
- Foto: Facebook/Claysson LaudisioCleysson Francisco Laudisio Sales
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 77 candidatos alcançaram nota máxima na redação nesta última edição do Enem. As notas individuais foram disponibilizadas no site do Inep na manhã de ontem (18).
Ver todos os comentários | 0 |