A Controladoria Geral da União (CGU) Regional Piauí, realizou uma palestra na manhã desta sexta-feira (09) em Teresina, data em que é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela Organização Nacional das Nações Unidas. Na oportunidade, os membros da CGU esclareceram as atribuições do órgão e reforçaram a importância da luta contra a corrupção.
- Foto: Lucas Dias/GP1Autoridades participaram da solenidade
Para a chefe da Regional-PI da CGU, Érika Lemancia Santos Lobo, a atenção e consciência da sociedade em relação a corrupção cresceu nos últimos tempos. “Hoje se diz que existe mais corrupção, mas eu acredito que a corrupção está sendo mostrada mais, mas ela sempre existiu e antes não se via, agora nós temos acesso às informações através da imprensa e por conta da transparência pública. O cidadão está mais preocupado, ele se vê dono do dinheiro público e está querendo saber para onde vai esse dinheiro”, declarou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Erika Lemancia
Érika Lemancia destacou as perspectivas da Controladoria para 2017, como a ênfase na Lei Nº 12.846/13, a Lei Anticorrupção, que responsabiliza empresas por atos de corrupção contra a administração pública. “Queremos fomentar os observatórios sociais, percebemos que quando a sociedade se debruça sobre um problema, ela é bem efetiva. Também pretendemos fomentar a lei da empresa limpa, ou a Lei Anticorrupção, alertar aos gestores, a imprensa e a sociedade para que esta possa cobrar baseada nessa lei”, afirmou.
O chefe do núcleo de Ouvidoria e Prevenção a Corrupção, Edilson Lima, avaliou que o combate a corrupção é uma luta histórica. “A despeito de todo esse cenário adverso, de políticos e agentes públicos envolvidos em casos de corrupção, há um esforço no sentido de dotar o estado de mecanismos mais eficientes no combate a corrupção”, pontuou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Edilson Lima
Ver todos os comentários | 0 |