Vestidos de preto em sinal de luto, Agentes Comunitários de Saúde ocuparam o pátio central da Prefeitura de Picos em protesto contra o atraso dos salários. A manifestação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 2, e os servidores prometeram continuar mobilizados até que o pagamento seja efetuado.
Durante o protesto os servidores gritaram palavras de ordem, dançaram e cantaram em frente às escadas que dão acesso ao Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal. Com dois meses de salários atrasados, os Agentes Comunitários de Saúde paralisaram as atividades desde ontem, 1º, e garantem que só voltam ao trabalho após o pagamento sair.
- Foto: José Maria BarrosAgentes de Saúde ocupam sede da Prefeitura de Picos.
O agente de saúde Amadeu Almondes disse que o ultimo pagamento recebido pela categoria foi referente ao mês de setembro. Por isso, a situação dos servidores é crítica, desesperadora e inaceitável. Ele cobra uma solução imediata para o impasse.
“A situação na saúde é crítica! Além dos salários atrasados, a Previdência virou uma brincadeira. Já foram seis parcelamentos e não foi feita a quitação da dívida. O dinheiro para nosso pagamento de outubro foi repassado desde quinta-feira da semana passada, no entanto, até agora ninguém se manifestou e não recebemos nada” – denunciou Amadeu Almondes.
- Foto: José Maria BarrosAgentes de Saúde promovem protesto na Prefeitura de Picos.
Os agentes comunitários estiveram ontem pela manhã na secretaria municipal de Saúde, mas, o titular da pasta, suplente de vereador José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT), se negou a receber uma comissão representativa dos trabalhadores.
“De lá nós viemos para o Palácio Coelho Rodrigues tentar uma audiência com o prefeito Padre Walmir (PT), mas, ele também se recusou a nos receber e não deu nenhuma explicação para o que está acontecendo na Secretaria de Saúde” – ressaltou Amadeu Almondes.
- Foto: José Maria BarrosManifestação de protesto contra atraso nos salários dos Agentes de Saúde.
Empréstimos consignados
Os manifestantes denunciaram ainda que a Prefeitura também não está repassando para os bancos os valores referentes aos empréstimos consignados feitos pelos servidores. Desconta do contracheque, mas não faz os repasses e com isso os trabalhadores ficam com os nomes restritos nos serviços de proteção ao crédito.
Além disso, os agentes comunitários de Saúde denunciam que até mesmo os repasses para a entidade representativa da categoria estão atrasados três meses. Os trabalhadores fazem as contribuições descontadas diretamente nos contracheques, mas a administração municipal não repassa o dinheiro.
Ao todo são 191 agentes comunitários de Saúde no município de Picos e, todos eles estão sem receber seus salários referentes aos meses de outubro e novembro de 2016.
Ver todos os comentários | 0 |