Ao contrário do que anunciou logo após as eleições municipais deste ano, a bancada de oposição ao prefeito reeleito, Padre José Walmir de Lima (PT), não está mais unida em relação à eleição para a mesa diretora da Câmara. A votação será na manhã de 1º de janeiro de 2017 e pelo menos três candidatos estão na disputa pela presidência.
Dos seis parlamentares eleitos pela oposição, pelo menos três não devem seguir a orientação do candidato derrotado, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), que tem preferência pelo nome de José Arimateia Luz, o Maté (PSL).
- Foto: José Maria Barros/Gp1Hugo Victor recebe apoio de vereadores da oposição
Os vereadores reeleitos José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP) e Raimundo Nunes Ibiapino (PRTB), confirmaram para a reportagem do GP1 que vão votar no atual presidente da casa, Hugo Victor (PMDB), candidato à reeleição. Valdívia Santos (PRTB) preferiu não se manifestar.
Rinaldinho (PP), que articulou a união do grupo da oposição no processo de escolha da mesa diretora da Câmara, foi o primeiro a cair fora. Ele disse que já comunicou oficialmente à deputada Belê Medeiros (PP), que não vota no vereador Maté (PSL) e que tem preferência pelo nome de Hugo Victor (PMDB).
- Foto: José Maria Barros/Gp1Rinaldinho (PP) foi o primeiro da oposição a declarar apoio a Hugo Victor.
O vereador Renato Ibiapino (PRTB) disse que também já comunicou sua decisão ao deputado Pablo Santos (PRTB), a quem é ligado politicamente, e este teria dito que ele [Renato] estava liberado para votar em presidente da Câmara naquele que achar melhor.
Os demais vereadores eleitos pela oposição ainda não se manifestaram politicamente sobre o assunto, mas a tendência é apoiarem o candidato da preferência de Gil Paraibano, que é Maté (PSL).
Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP); José Joaquim de Carvalho, Dedé Monteiro (PPS) e Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, Afonsinho (PP), mantém a posição inicial de se manterem unidos em um bloco.
Já o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que elegeu três vereadores e o vice-prefeito Edilson Alves Carvalho, mantém a candidatura de Francisco das Chagas de Sousa, o Chaquinha à presidência da Câmara.
Favorito
Além de boa parte da bancada de oposição, o atual presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (PMDB), conta com o apoio declarado do prefeito reeleito, Padre Walmir (PT). Por isso é considerado como favorito para vencer a disputa.
Ver todos os comentários | 0 |