O prefeito Josemar Teixeira Moura, do município de São Miguel da Baixa Grande, declarou estado de emergência na cidade, conta da seca. O decreto nº 09/2016 foi assinado ontem (30) e nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial dos Municípios.
Conforme o decreto, a estiagem causou elevadas perdas agrícolas e pecuárias, pela escassez de chuvas durante o período do plantio, germinação e desenvolvimento vegetativo das plantas, no atual ano agrícola até esta data, em toda a extensão territorial da zona rural do município como também as chuvas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’água no município e hoje operam abaixo de 30% da sua capacidade.
O desastre causou ainda a perda de 90% da safra de arroz, 80% na de milho e 90% na de feijão, por conta da estiagem, segundo um levantamento sistemático da produção agrícola-LSPA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datado em 03 de outubro deste ano.
Vale ressaltar que o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é favorável à declaração do estado de emergência. Portanto, está autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais e convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.
Outros municípios
A mesma situação se estende também em outras cidades, como em Riacho Frio, Bertolínia, Lagoa Alegre, Caxingó, Canto do Buriti e Caridade do Piauí. No município de Uruçuí também foi decretado emergencial, inclusive reconhecido pelo Governo Federal.
Ver todos os comentários | 0 |