Os estudantes que fazem parte do movimento Ocupa UFPI na cidade de Picos realizaram uma assembleia na última terça-feira (25). Na ocasião, eles decidiram por 336 votos a favor, 40 contra e 3 abstenções, pela continuidade da ocupação no Campus. Nesta quinta-feira (27), eles vão se reunir novamente em assembleia para discutirem sobre a permanência da ocupação.
Os manifestantes afirmam que a ocupação não vai atrapalhar a realização da prova do ENEM. “Não há nenhum sentimento por parte dos alunos, em proibir a realização das provas do ENEM no campus de Picos, tendo em vista que este é o meio de ingresso ao Ensino Superior e pautamos a entrada, bem como a permanência, da população em geral nas universidades públicas”.
Ainda de acordo com os estudantes, os boatos acerca do impedimento da realização da prova do ENEM, seria uma forma de represália aos protestos e intimidação aos componentes das ocupações.
Ocupa UFPI
A reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina foi ocupada por um grupo de estudantes, que protesta contra o atual Governo Federal. Os universitários estão reunidos no local desde a manhã da última terça-feira (18). “A nossa principal reivindicação é contra a PEC 241 e por todo o Brasil está tendo movimentações contra essa PEC, e fora também que nós temos nossas pautas locais, que é contra a precarização da UFPI, que a gente sabe que o nosso R.U. [Restaurante Universitário] não é de qualidade, nossos laboratórios não são de qualidade. Além da repressão da segurança que sofremos na universidade”, comentou Poliana Oliveira.
Ainda segundo a aluna, o movimento de ocupação de reitorias está acontecendo em várias universidades e institutos de ensino no Brasil. “Não existe previsão para acabar. A previsão que a gente soube por alto é que amanhã (21) eles iriam conversar com a gente, mas isso não foi confirmado ainda”, complementou.
Ver todos os comentários | 0 |