Desde o início do ano, a dona de casa Deusimar da Silva Costa enfrenta constantes dores causadas por pedras na vesícula. No dia 29 de janeiro, ela recebeu o diagnóstico e, desde então, enfrenta uma fila para conseguir realizar o procedimento médico para a retirada dos cálculos biliares. Na regulação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a previsão para a cirurgia da paciente é de 3 a 6 meses. Com isso, ela resolveu iniciar uma campanha para arrecadar a quantia necessária para realizar a operação e custear os medicamentos.

Ao GP1 , Deusimar contou que, diariamente, sofre com os sintomas causados pelas pedras na vesícula, o que tem dificultado até mesmo suas atividades diárias, especialmente em relação aos cuidados com seus quatro filhos. “Todos eles dependem de mim, e fica difícil sofrer com essas dores insuportáveis. Meu marido é o único que trabalha, e eu preciso cuidar da casa, da alimentação, mas as coisas estão muito difíceis”, relatou a mulher.

Foto: Lucas Dias/GP1
Fundação Municipal de Saúde

Para ajudá-la, amigos de Deusimar realizaram uma campanha solidária com o intuito de arrecadar fundos para que ela realizasse o ultrassom, o que possibilitou que ela chegasse ao diagnóstico. Agora, o maior desafio enfrentado por ela é arcar com os medicamentos, além da fila de espera para conseguir realizar a cirurgia de retirada dos cálculos biliares.

Diante das dificuldades enfrentadas pela dona de casa, amigos e familiares procuram meios de contribuir com a mulher. “Ela tem urgência para realizar a cirurgia, pois as dores são insuportáveis e ela não tem condições financeiras. Por conta disso, decidimos procurar a ajuda de outras pessoas, para que ela faça a cirurgia e volte a viver normalmente”, relatou uma vizinha de Deusimar.

As pessoas interessadas em ajudar a dona de casa a realizar o procedimento para a retirada das pedras na vesícula podem realizar doações através do Pix: 07541808326 no nome de Deusimar da Silva.

O que diz a FMS

Procurada pelo GP1 , a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a demora na fila de espera se dá em razão do atendimento exclusivo da paciente no Hospital Universitário (HU). Em relação às dores enfrentadas pela paciente, o órgão comunicou que deve ser procurado atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Confira a nota completa

No dia 30/01/2025, a mencionada Paciente foi atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Clara, e inserida na fila de regulação do Município de Teresina para atendimento exclusivo no Hospital Universitário (HU).

Esclarecemos que os pedidos de regulação e encaminhamento para um estabelecimento de saúde específico aumentam o tempo de espera na fila. Para reverter isso, apenas o solicitante (no caso, a UBS Santa Clara) pode retirar a exclusividade do pedido de regulação. Assim, o setor de Regulação do Município pode direcionar o paciente para outros estabelecimentos capazes de realizar o mesmo procedimento, conforme a gravidade do caso.

Informamos ainda que a fila de regulação é uma ferramenta essencial para organizar a demanda e regular o acesso aos serviços de saúde ambulatoriais (como no caso da paciente) e hospitalares. No entanto, em casos de urgência, como dores persistentes, orientamos que os pacientes procurem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais de bairro.

Assim, para uma maior agilidade no atendimento da referida paciente, sugerimos que ela solicite, à UBS Santa Clara, a retirada da exclusividade do atendimento pelo HU e a inserção dos exames complementares no seu pedido de regulação, a fim de que o seu caso receba o atendimento mais ágil e adequado, em função da gravidade. Caso as dores persistam, aconselhamos, também, que ela procure a UPA mais próxima da sua residência.

Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.