A Operação Heresia, deflagrada nesta segunda-feira (24) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará (FICCO/CE), resultou na prisão de dois membros da facção Guardiões do Estado (GDE) em Teresina. Eles foram identificados como Adrielle Dias e Guilherme Cardoso, e foram capturados por equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa ( DHPP ).
As prisões fazem parte de uma operação que visa cumprir 349 mandados de prisão preventiva e 216 mandados de busca e apreensão domiciliar, com ações simultâneas em 32 municípios de quatro estados, incluindo Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC).
A operação, que mobilizou 1.044 policiais e contou com o apoio de 243 viaturas e unidades aéreas do Ciopaer, tem como objetivo desmantelar a atuação de um grupo criminoso com presença interestadual. Em Teresina, Guilherme Cardoso foi localizado no bairro Judite Nunes, zona sul da cidade. As prisões foram realizadas por meio de operações coordenadas entre o Núcleo de Feminicídio e a Delegacia de Homicídios II do DHPP.
A investigação que originou a Operação Heresia foi conduzida pela FICCO/CE, baseada em um trabalho sistemático de inteligência. A análise de dados obtidos ao longo de investigações anteriores permitiu identificar alvos prioritários e estruturar uma operação eficiente, com foco na neutralização das atividades ilícitas de membros da facção criminosa, que atuam de forma coordenada em diferentes estados do país.
A ação é resultado de uma mobilização das forças estaduais e federais, com a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e a Secretaria de Administração Penitenciária atuando em conjunto.